Sertã: Feriado Municipal evoca nascimento de Nuno Álvares Pereira

 Sertã: Feriado Municipal evoca nascimento de Nuno Álvares Pereira

Imagem: Mediotejo.net

O Feriado Municipal do Concelho da Sertã, 24 de junho, vai ser comemorado pelo Município da Sertã com um programa de atividades que se realizam de 23 a 26 de junho.

Desta forma e segundo a autarquia o programa das festividades começa a 23 de junho com a peça de teatro “Três em Lua de Mel” às 21h30m, na Casa da Cultura da Sertã. A peça levada à cena pela A. Com. Te. Ser – A Companhia Teatral da Sertã, tem entrada gratuita mediante apresentação de bilhete.

No dia 24 de junho, às 8h30m, decorrerá a cerimónia de Hastear da Bandeira Nacional, no Edifício dos Paços do Concelho da Sertã, com a participação da Filarmónica Aurora Pedroguense. Segue-se, às 9 horas, a eucaristia de celebração do nascimento de Nuno Álvares Pereira na Igreja do Seminário das Missões, em Cernache do Bonjardim. Às 10h30m, será colocada uma coroa de flores junto à estátua de D. Nuno Álvares Pereira, em Cernache do Bonjardim, num momento que contará com a participação dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim e da Filarmónica Aurora Pedroguense.

informa ainda a autarquia

Também dia 24 mas pelas 11h30m, junto ao Pelourinho de Pedrógão Pequeno, será inaugurada a “Rota Botânica”, no âmbito do projeto Territórios 5 Sentidos. À tarde, às 15 horas, junto à Estátua do Padre Manuel Antunes, no Jardim dos Ensinamentos da Alameda da Carvalha, na Sertã, terá lugar a apresentação da “Rota dos Olhares e Contares do Lado de Lá” do Projeto Territórios 5 Sentidos seguindo-se o “Espetáculo de Estátuas Vivas”. Às 19 horas, o Pavilhão Desportivo Municipal da Sertã acolhe a final da 23.ª edição do Torneio Luís Gouveia.

Nos dias 25 e 26 de junho, o Campo de Jogos Dr. Marques dos Santos e o Campo de Treino do Município da Sertã, acolhem a primeira edição do Sertã CUP, torneio de futebol de 7 para atletas Sub-13 (infantis).

A encerrar as comemorações do Feriado Municipal, decorrerá no dia 26 de junho, às 18 horas, na Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim, o concerto “Cantar a Terra: Segue-me à Capela” integrado no programa Caminhos das Pessoas da Programação Cultural em Rede do Médio Tejo.

Assinalado a 24 de junho, o Feriado Municipal evoca a data do nascimento de Nuno Álvares Pereira, em Cernache do Bonjardim (concelho da Sertã) em 1360. Intrépido cavaleiro, foi autor de várias façanhas militares, tendo uma ação decisiva na marcante Batalha de Aljubarrota, onde se jogava a independência de Portugal. Figura central no reino, foi Condestável e um dos homens mais poderosos do país. Abdicou de todos os títulos e das vastas propriedades que detinha e entrou para o Convento do Carmo, em Lisboa, onde iniciou uma vida dedicada à caridade. Morreu no dia de todos os santos de 1431 e quase cinco séculos depois, mais precisamente em 1918, foi beatificado pelo papa Bento XV. Em 2009, o papa Bento XVI canonizou-o como São Nuno de Santa Maria, lembrando uma “figura exemplar nomeadamente pela presença duma vida de fé e oração em contextos aparentemente pouco favoráveis à mesma, sendo a prova de que em qualquer situação, mesmo de carácter militar e bélico, é possível actuar e realizar os valores e princípios da vida cristã”.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter