Sertã: Câmara combate Vespa da Galha do Castanheiro em diversas localidades

 Sertã: Câmara combate Vespa da Galha do Castanheiro em diversas localidades

O Município da Sertã libertou, em diversas localidades do concelho insectos com vista a combater a Vespa das galhas do castanheiro.

No total foram oito largadas do insecto Torymus sinensis, que abrangeram todos os locais onde tinha sido já detetada a vespa das galhas do castanheiro.

informa a autarquia da Sertã em nota enviada à comunicação social

As libertações ocorreram nas freguesias de Pedrógão Pequeno, União de Freguesias da Ermida e Figueiredo, União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Sertã e Troviscal. Cada libertação garante um raio de atuação de 5 km.

A Câmara informa ainda que a referida libertação “decorre da luta biológica encetada pelo Município da Sertã em 2019, aquando da primeira deteção confirmada desta praga dos castanheiros.”

A vespa-das-galhas-do-castanheiro é um insecto, o Dryocosmus kuriphilus, que constitui uma das pragas mais prejudiciais para a fitossanidade dos castanheiros: ataca as espécies do género Castanea e induz a formação de galhas, nos gomos e folhas, reduzindo drasticamente a frutificação, o que acaba por comprometer a produção e a qualidade da castanha.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter