Sertã associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

 Sertã associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

O Município da Sertã associa-se mais uma vez à Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos que, em 2020, decorre de 21 a 29 de novembro.

De acordo com a autarquia “a iniciativa visa sobretudo sensibilizar a população para a problemática dos resíduos e, este ano, é alusiva à temática dos “Resíduos Invisíveis”, aludindo à quantidade de resíduos gerada ao longo do processo de fabrico dos mais diversos equipamentos do quotidiano.”

A produção de um computador portátil de 3kg gera cerca 1200 kg de resíduos invisíveis. O fabrico de um smartphone com menos de 200 gramas, juntamente com a sua pequena embalagem, produz cerca de 86kg de resíduos. Por outro lado, a produção de umas calças de 445g resulta em 25kg de resíduos.

descreve a autarquia em nota enviada à comunicação social

Para assinalar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos o Município da Sertã disponibiliza o quizz “Separar o lixo pode ser desafiante. Sabe mesmo reciclar?”. Composto por 15 perguntas, visa testar os conhecimentos relacionados com a separação do lixo e a reciclagem, passando a mensagem de forma lúdica e interativa.

A Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos “pretende consciencializar a comunidade em geral para a quantidade de resíduos gerada de forma inconsciente e alertar para a importância da pegada ecológica, devendo a decisão de compra ser mais consciente e informada.”

A diminuição dos resíduos invisíveis passa também pela adoção “de determinadas atitudes e comportamentos, nomeadamente comprar em segunda mão, alugar e partilhar produtos (em vez de adquirir novos), consumo sustentável (optar por objetos reciclados) e prolongar a vida dos produtos através da reutilização e da reparação” finaliza a Câmara Municipal da Sertã.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter