Sertã: Alunos apresentaram projectos ao Presidente da Câmara

 Sertã: Alunos apresentaram projectos ao Presidente da Câmara

Dois grupos de alunos do Agrupamento de Escolas da Sertã apresentaram projetos ao Presidente da Câmara da Sertã, na passada quarta-feira 16 de março, no âmbito do projeto “Nós Propomos”.

O primeiro grupo, composto por cinco alunos do 11.º C da Escola Secundária da Sertã, apresentou um projeto na área da ação social que, de acordo com os autores tem o “intuito de tornar a Sertã num lugar melhor e mais amiga da população”.

Almeja a criação de uma loja social e de um banco de voluntariado. A loja social seria apetrechada com donativos oriundos de excedentes de produção do concelho, que seriam depois encaminhados para os mais carenciados e mais isolados. Este encaminhamento seria feito por voluntários que conduziriam veículos em rotas pré-definidas pelas aldeias do concelho, entregando os produtos e ajudando a combater o isolamento, “unindo a população”.

revela a autarquia

Por sua vez, o segundo grupo, constituído por cerca de 20 alunos do 5.ºC da Escola Básica da Sertã, apresentou um projeto na área do turismo ambientalmente sustentável, que pretende dinamizar a ribeira da Sertã para que as pessoas possam ali permanecer e usufruiu das diversas dinâmicas da ribeira.

Tendo como inspiração a Lenda de Celinda, o projeto consiste em criar um ancoradouro e barcos a pedais (estilo gaivota) em forma de sertãs, para navegarem na ribeira. Trata-se também de um projeto inclusivo dado que prevê a integração de motor elétrico (amigo do ambiente) permitindo a utilização por pessoas que, por qualquer razão, tenham a sua capacidade física diminuída.

lê-se ainda na nota enviada

Carlos Alberto Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, considerou ambos os projectos muito interessantes e válidos, enaltecendo o facto de “os jovens se demonstrarem interessados pela dinamização e desenvolvimento do seu território e pela inclusão e melhoria da qualidade de vida das suas gentes”.

O Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica” é promovido pelo IGOT-UL e conta com onze edições, sendo o oitavo ano consecutivo que regista a participação da Escola Secundária da Sertã.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter