“Sempre grande, sempre generoso, sempre bom”

 “Sempre grande, sempre generoso, sempre bom”

Memórias da Cortiçada

João da Silva Carvalho ilustre Proencense nasceu em 1854 e desde cedo se dedicou ao comércio. Em 1880 casou-se com Delfina Maria Adelaide, professora de instrução primária e também ela natural de Proença-a-Nova.

Após o casamento estabeleceu-se na Sertã e foi à custa de muito trabalho e dedicação aliados a uma inteligência e orientação extraordinária que construiu fortuna.

Foi provedor da Misericórdia da Certã, diretor do Monte-Pio Certaginense, da Filarmónica Patriota e presidente do Grémio Certaginense.

Como político, militou sempre no partido regenerador e tinha nele um lugar de destaque pela sua larga influência e prestígio pessoal. Foi durante muitos anos presidente da câmara, cargo que exerceu com competência e sempre em defesa dos legítimos interesses do Concelho.

Faleceu em 19 de junho de 1914 pelas 9 horas da manhã, com 60 anos incompletos.

O Semanário independente Voz da Beira escreveu “N’um meio tão falho de homens que, ponham como o falecido punha, à disposição de todos a sua bolsa e a sua influencia, tal falta há de sentir-se por muito tempo e ser chorada com verdadeira tristeza. Que descanse em paz honrado cidadão.”, “continua a ser depois da morte o mesmo vulto moral para todos: sempre grande, sempre generoso, sempre bom.”

O presente recibo é de 2 de Novembro de 1912 e foi passado pelo próprio.

*Edite Fernandes

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter