Região tem Associação de defesa ambiental e ecológica

 Região tem Associação de defesa ambiental e ecológica

Foi formalmente, no passado dia 19 de Janeiro, formalizada a criação da Associação MAE (Movimento de Acção Ecológica).

Em nota enviada, a Associação afirma que quer “dar voz à natureza da zona do pinhal, promovendo uma vivência em simbiose entre pessoas e natureza”.

O ponto de contacto inicial entre os membros deu-se com recolhas de lixo, realizadas com barcas serranas, nas margens do Rio Zêzere, junto ao Trízio. Desde então, organizámos um Encontro sobre Floresta e Água; criámos um Manifesto contra a construção de um túnel na barragem do Cabril e de uma barragem no rio Ocreza; estamos empenhados na constituição de uma área protegida na Serra do Picoto Rainha, através das iniciativas “Da Serra se Faz Água”; concretizámos recolhas de lixo na Sertã e em Cernache do Bonjardim; promovemos passeios micológicos em Vila de Rei, Sertã e Pedrogão Grande; reunimos com o Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Carlos Miranda; e ainda tivemos oportunidade de reunir com o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro.

afirma a Associação em nota enviada

Apesar de sediada no concelho da Sertã, a Associação terá um raio de ação que se estende aos concelhos limítrofes de Proença-a-Nova, Oleiros, Pedrógão Grande, Vila de Rei e Mação.

Com elementos de várias idades, nacionalidades e profissões, o MAE pretende ser voz ativa na defesa ambiental e ecológica da nossa região. Enquanto Associação, mantem uma certa horizontalidade na sua gestão e direção, bem como na tomada de decisões.

lê-se ainda na nota enviada

O MAE, que tem aberto a inscrição de sócios e integração de novos membros, tem definido como objetivos promover uma floresta nativa e biodiversa; proteger os rios; promover o consumo local e economia circular; relembrar os humanos da relação de simbiose com a natureza; trazer para o presente a memória coletiva das gentes da terra; zelar pelo meio ambiente, utilizando estratégias que envolvam as pessoas da zona do pinhal e promover a descarbonização da sociedade local”.

Para si... Sugerimos também...

1 Comentário

  • Estas organizações apenas servem para devorar o dinheiro dos contribuintes, e servir interesses opressores das populações e trabalhadores. O objectivo de criar uma zona de paisagem protegida do Picoto Rainho prejudica gravemente a população das freguesias de Ermida e Figueiredo e da Isna.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter