Região: Ações de Fogo Controlado reúnem Equipas da CIMBB e ICNF

 Região: Ações de Fogo Controlado reúnem Equipas da CIMBB e ICNF

Nos dias 03 e 06 de fevereiro decorreram, na Herdade do Vale Feitoso, em Penha Garcia, Idanha-a-Nova, duas ações de fogo controlado envolvendo, para além outros, as brigadas de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e as Equipas da Força de Sapadores de Bombeiros Florestais do ICNF.

Segundo nota da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, esta iniciativa “decorreu no âmbito das ações de micro-credenciação em fogo controlado, previstas na Rede Politécnica A23, que têm como objetivo conferir aos formandos, conhecimentos, capacidades e habilitação para o planeamento, execução e avaliação de operações de uso do fogo controlado”.

A parcela onde foi executada a operação de fogo controlado está contemplada no Plano de Fogo Controlado da Beira Baixa (PFCBB), elaborado pela CIMBB em 2021, e apresenta uma área de intervenção total de 573,45 hectares, distribuída por 62 parcelas individuais do território da Beira Baixa.

lê-se na nota enviada

O objetivo do PFCBB é promover a dinamização da técnica do fogo controlado na Beira Baixa, território sem histórico ou baixa execução, sobretudo em áreas de alta e muito alta perigosidade de incêndio rural. Em simultâneo, pretende-se promover a utilização de fogo controlado em sub-coberto florestal, particularmente em povoamentos de pinheiro bravo, com o objetivo específico de reduzir carga de combustível nas parcelas a intervir, com a consequente proteção aos povoamentos florestais aí existentes.

A médio prazo pretende-se dinamizar/executar ações de fogo controlado na Beira Baixa em grande escala, de forma a diminuir a carga de combustível à escala da paisagem, com a participação de vários intervenientes, e em particular dos agentes do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, que, para além do objetivo preventivo, se constituam como ações de reforço de formação, de treino operacional, de coordenação e integração na supressão.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter