Torre vigia de Siza Vieira inaugurada na Serra das Telhadas

 Torre vigia de Siza Vieira inaugurada na Serra das Telhadas

Foi inaugurada a 13 de Junho de 2021, feriado municipal em Proença a Nova, a Torre de Vigia projetada por Siza Vieira na Serra das Talhadas.

Projetada pelo reconhecido arquiteto Álvaro Siza Vieira, a torre terá agora uma dupla função. Além da função de vigilância da floresta durante o período da época de incêndios, pretende ainda abranger uma versão mais turística tendo em conta que no local é possível uma vista de 360º graus sobre o concelho de Proença-a-Nova e os municípios vizinhos.

Na impossibilidade de estar presente, Siza Vieira fez-se representar pela arquiteta, Rita Amaral, que deixou a perspetiva da obra por parte do arquiteto.

“A torre de observação e vigia na serra das talhadas foi um trabalho que envolveu arquitetos e engenheiros. O projeto bem detalhado foi executado em oficina com rigor e montado no local pela serralharia.”

começou por explicar Rita Amaral

Ainda segundo a arquiteta “os maciços onde se apoia foram reconstruídos com estabilidade reforçada no lugar dos existentes para não afetarem a envolvente rochosa. As plataformas em diferentes quotas transparentes permitem observar a totalidade da paisagem. No topo sobe a cabine de vigia painéis solares horizontais e invisíveis fazem o abastecimento de energia sem qualquer impacto visual sobe a referida paisagem”, adiantou ainda.

A obra que teve de ser inaugurada de forma a garantir “a abertura e o funcionamento da torre nesta época já chegada de incêndios” tem ainda segundo a arquiteta Rita Amaral alguns “ajustamentos a fazer na base de forma a melhorar as quotas de acesso diferentes deste projeto”.

Já João Lobo, presidente da autarquia proencense, deu destaque a uma das primeiras conversas que trocou com Siza Vieira.

“Não quer dizer que ele não quisesse fazer mas tinha estado envolto com outros projetos e o que eu lhe disse foi «oh senhor arquiteto com o reconhecimento que todos temos seu, que o mundo tem sobre a sua obra, não ter uma obra no interior do seu país era uma mancha que ficava no seu currículo» ele riu-se e disse «assim então teremos que a fazer» e ela aqui está”

assinalou João Lobo

O autarca destacou ainda o trabalho do engenheiro Adélio Gomes que permitiu chegar ao contacto com Siza Vieira.

Sobre a Torre de Vigia, João Paulo Catarino, Presidente da Assembleia Municipal e Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, classificou esta obra como uma “obra de futuro”.

“É transformar um posto de vigia num marco arquitetónico e num novo destino turístico. Passou a existir uma escultura de um dos maiores arquitetos do mundo num dos sítios mais lindos do mundo. É por isto que o interior do país também tem futuro”, salientou João Paulo Catarino.

A Serra das Talhadas, local onde esta torre se encontra, conta também, segundo João Lobo, com “a maior Via Ferrata de Portugal, os trilhos da Crista da Serra, os trilhos de água e a placa para o parapente. Tudo possibilidades permitidas pela geomorfologia desta serra”.

O valor de investimento total na requalificação da Serra das Talhadas foi de 625 mil euros, 250 mil dos quais financiados pelo Turismo de Portugal no âmbito de uma candidatura apresentada e aprovada ao Programa Valorizar que promove a qualificação do destino turístico. De referir ainda que toda esta região integra o Geopark NaturTejo, sendo que este combina a proteção e promoção do Património Geológico com o desenvolvimento local sustentável.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter