Proença-a-Nova recriou laço azul

Em 1989, uma mulher norte americana (Bonnie Finney) amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. Com esse gesto quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
Neste contexto, a comunidade escolar (alunos, professores e funcionários) da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, reuniu esta manhã, 30 de abril, no campo de futebol da escola para recrear o já tradicional laço azul.
O momento contou com a participação de elementos da CPCJ de Proença-a-Nova, da Direção do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova e com a presença de João Manso, Vice-Presidente da Câmara Municipal.
Enquanto Ana Rita Simão, Presidente da CPCJ de Proença-a-Nova, fez o contexto histórico da iniciativa, João Manso, Vice-Presidente da Câmara Municipal, afirmou que este momento “é um exemplo para combater os maus tratos nas famílias, apelar à solidariedade e à paz entre todos”. Já João Paulo Cunha, Director do Agrupamento não tem dúvidas que o momento irá servir para “refletir e alertar para esta temática”.
Além do Agrupamento de Escolas, também as crianças do Jardim de Infância do Cortiço realizaram o seu laço azul.
