Proença-a-Nova: Concelho recebeu passagem da presidência da EUROACE

O Centro de Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova recebeu ontem, 10 de Novembro, o IV Plenário EUROACE. Além da assinatura do novo Protocolo de Cooperação Transfronteiriça da Comunidade, que envolve a CCDR Alentejo, a CCDR Centro e a Junta de Extremadura, o Plenário ficou ainda marcado pela transferência da presidência da EUROACE do Centro para a Extremadura.
A sessão de abertura contou com a presença de João Lobo, Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, e Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.
Depois de referir que esta ligação transfronteiriça “é a mais velha do centro da Europa” João Lobo garantiu que são estas ações que “o território deve ter, não só do ponto de vista político, a ação que os Governos, os Municípios e os Governos Regionais têm, mas evidentemente com a articulação e interação que deve existir com os agentes do território”. Já Isabel Ferreira, Secretária de Estado, afirmou que nas últimas décadas se tem “verificado um evidente fortalecimento das relações de vizinhança destas regiões o que também se tem traduzido significativamente e de forma decisiva para o processo de crescimento económico e melhoria das condições de vida”.
Antes da passagem da presidência, Isabel Damasceno, Presidente da CCDR Centro, e que durante 4 anos presidiu à EUROACE, caracterizou a região afirmando que estes territórios têm “quase tudo em comum, tanto nas dificuldades como nas oportunidades”.
“A baixa densidade, o envelhecimento acentuado da população, a baixa taxa de escolaridade e formação, emprego pouco qualificado, a aglomeração da população em pequenas e médias cidades, o abandono das aleias, um tecido empresarial que necessita ser consolidado, entre outros, são os desafios mais prementes que temos enfrentado e que continuam no nosso mapa de trabalho comum.”
afirmou a responsável
Depois de apresentar muitas das iniciativas realizadas, Isabel Damasceno apresentou o resultado final dos últimos anos salientando que o objetivo final “é ter uma eurorregião coesa e solidária”.
No período 2014 e 2021, 51 projetos financiados pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg Espanha-Portugal (POCTEP), que envolveram mais de 200 entidades das três regiões e com um montante total aprovado de 99 milhões de euros o que significa que houve um montante de FEDER de 87 milhões que foi investido no território”.
deu a atual presidente da CCDR
Depois de assinado o novo protocolo, Guillermo Fernándes Vara, Presidente da Junta da Extremadura, assumiu a presidência do EUROACE, para os próximos quatro anos, garantido que tudo fará para “que juntos possamos continuar a avançar rumo a um futuro de enormes oportunidades”.
O EUROACE integra um território de 97 mil quilómetros quadrados, mais de 400 quilómetros de fronteira, 535 municípios e quase quatro milhões de habitantes.