Proença-a-Nova debateu (E)Imigração (c/som)
A sessão solene do dia do munícipio deste ano, que teve lugar a 13 de junho, teve como tema central a (E)Imigração. Debater o papel das migrações para territórios despovoados foi o objetivo da sessão que contou com a presença de Paulo Cafôfo, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
O atual governante começou por frisar o papel importante de toda a diáspora portuguesa referindo que 1/3 da população está fora “mas que nunca deixou de estar dentro”.
Paulo Cafôfo deu ainda destaque ao programa do governo “Regressar” que segundo o próprio já apoiou cerca de 18 mil portugueses a regressar ao país oferecendo “apoios financeiros, benefícios fiscais e reconhecimento de habilitações”.
Já João Lobo, Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, começou por referir que o país está a viver momentos novos a passar “de um país de Emigrantes para um país de Imigrantes de forma acentuada”.
Para o autarca não há dúvidas que para fixar pessoas “a habitação é o recurso principal para o desenho da estratégia” afirmando que “as empresas devem tomar a dianteira em criar habitação lado a lado com o município”.
A sessão contou ainda com intervenções dos diferentes representantes das bancadas parlamentares da Assembleia Municipal de Proença-a-Nova.
Por parte do PSD, Vitório Cardoso, afirmou que o concelho de Proença-a-Nova tem sabido, ao longo das últimas décadas, receber as mais variadas comunidades.
Já Catarina Lourenço, representante da bancada do PS, destacou o facto da imigração ser “parte da solução para o problema demográfico que enfrentamos”.
António Paulo dos Santos, deputado independente da Assembleia Municipal fez uma intervenção reflexiva sobre os principais instrumentos legislativos sobre esta matéria, que promove migrações seguras, como resposta aos desafios demográficos, ao desenvolvimento socioeconómico, à sustentabilidade nacional e enquanto expressão de um país tolerante, plural, diverso e plural, consagrando a necessidade de garantir condições mínimas e dignas de integração dos cidadãos migrantes.