Proença-a-Nova: Auditório Municipal recebeu conferência sobre diabetes

 Proença-a-Nova: Auditório Municipal recebeu conferência sobre diabetes

A Diabetes foi tema de debate e discussão no Auditório Municipal, a 14 de novembro, o dia em que se recorda e destaca esta doença a nível internacional.

Com programação a ser definida pela UCSP – Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Proença-a-Nova, o objetivo da conferência foi de “sensibilizar a população para os alarmantes dados anunciados pela Federação Internacional de Diabetes e o preocupante crescimento da prevalência desta doença em todo o mundo”.

Numa apresentação curta e dividida em três diferentes apresentações, debateu-se a importância da prevenção e tratamento desta doença na sociedade, principalmente em meios de menor densidade populacional.

“O principal objetivo deste tipo de ações baseia-se em melhorar a acessibilidade das pessoas aos cuidados para a Diabetes, o acesso ao tratamento da doença, facilitar a possibilidade de terem uma alimentação mais saudável, conjugada com alguma atividade física”.

afirmou Joana Leme, médica da UCSP Proença-a-Nova

Além das condições e cuidados de saúde pessoal, Joana Leme aponta ainda a outras questões que podem potencialmente ser relevantes, utilizando dados estatísticos atuais.

“Mais de 50% dos casos de Diabetes tipo 2 podiam ser prevenidos, portanto o nosso foco é mesmo a prevenção. Há muitas pessoas que têm diabetes e simplesmente não sabem”.

salientou

Com base nas referências deixadas pelas profissionais de saúde presentes na sessão, a prevenção torna-se assim a prioridade principal.

A médica Joana Leme alerta ainda quanto à evolução da doença nos últimos anos relativamente às faixas etárias abrangidas: “a Diabetes tipo 2 é vulgarmente conhecida como a ‘Diabetes do adulto’, mas como existem cada vez mais crianças com excesso de obesidade e maus hábitos alimentares, verificamos que começam a confirmar-se vários casos também em crianças e jovens”.

Os dados fornecidos recentemente pela Federação Internacional de Diabetes revelam, por exemplo, que 537 milhões de adultos em todo o mundo vivem com diabetes; 643 milhões de adultos viverão com diabetes em 2030; quase 1 em 2 adultos que vivem com diabetes não estão diagnosticados ou que 4 em 5 pessoas com diabetes vivem em países com rendimentos baixos ou médios.

Esta atividade em Proença-a-Nova decorreu no âmbito da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes, direcionada especificamente para a prevenção, tratamento e estudo desta patologia.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter