Proença-a-Nova: Alunos dinamizam projetos práticos

 Proença-a-Nova: Alunos dinamizam projetos práticos

Os alunos dos Cursos Profissionais da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, estão a desenvolver dois projetos de cariz prático, nos quais colocam à prova os conhecimentos teóricos lecionados, contribuindo para uma melhor formação de técnicos e preparando os alunos para um mercado de trabalho exigente.

Na vertente Informática, em virtude do funcionamento dos Cursos Profissionais de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos (1º ano) e de Técnico de Instalação e Gestão de Redes (2º ano), encontra-se a funcionar a ‘Oficina de Informática – Do Velho fazer novo’, na qual os alunos, divididos por equipas de trabalho, são responsáveis por assegurar o funcionamento e manutenção do parque informático da escola.

Nesta oficina os alunos deram início à desmontagem e teste de diversos componentes dos computadores inutilizados pela Escola, seguindo-se uma fase de montagem que prevê o reaproveitamento destes componentes. O projeto desenvolvido é supervisionado pelas Professoras Patrícia Aleixo e Marta Teixeira.

revela a autarquia de Proença em nota enviada

Na área da restauração, a aposta incide sobre o ‘Restaurante Pedagógico’, que se encontra a funcionar diretamente para a comunidade escolar, e que decorre, por norma, às terças-feiras. A aposta prende-se com o fato de poder contribuir para a melhor formação e preparação para o mercado de trabalho dos alunos do 2º ano do Curso Profissional de Técnico de Restaurante Bar.

No restaurante pedagógico são habitualmente servidos almoços e “Brunch´s” pedagógicos, com a vertente lúdica e temática associada a diversos temas, sob a tutela do Professor Luís Santos.

lê-se também na nota

No dia 15 de novembro, Mariana Lopes, Mariana Santo e Mara Sousa, três alunas do segundo ano do curso profissional de Técnico Restaurante Bar, fizeram parte da lista de 10 grupos finalistas a nível nacional do concurso Tomorrow Tourism Leaders Super School. A final realizou-se em Coimbra, no Convento de São Francisco, onde as alunas tiveram a oportunidade de defender a sua ideia.

Em conjunto, as três alunas apresentaram uma proposta de um ‘Super Evento’, que pretende promover a responsabilidade social e que tenha um impacto positivo no Turismo e na região, onde todos nos encontramos inseridos. A proposta apresentada consiste no evento FENACULTURA – Festival de Natureza, Cultura, Turismo e Ambiente, um festival com a duração de quatro dias, promovendo as riquezas dos territórios envolvidos, nas áreas e concelhos afetos ao projeto: Proença-a-Nova, Sertã e Oleiros. De acordo com um dos princípios da ODS – 3 – Saúde de Qualidade, a projeção deste evento visa proporcionar qualidade de vida aos habitantes locais, com uma percentagem dos lucros do evento a serem para a comunidade local.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter