Porque somos Capazes? – Crónica nº 7

 Porque somos Capazes? – Crónica nº 7

Caro leitor,

Esta crónica tem um sabor muito especial. Sabe porquê?

O projeto Bioaromas Liis celebrou cinco primaveras. Pois é, pensar que tudo começou com três jovens no meio de uma pandemia e, agora já são quase vinte.

Neste dia não celebrámos somente os anos que passaram, mas também os desafios superados, as conquistas alcançadas com muito esforço e determinação, e que ser persistente vale mais do que qualquer coisa.

Parabéns a todas as pessoas que fizeram e fazem parte desta jornada que ficará na história de muita gente!

Uma das jovens do projeto adora compôr poemas e fazer poesia. Não podemos esconder os nossos talentos então caríssimo leitor escute carinhosamente:

BioAromas Liis fez cinco anos

E neles tantos planos…

Amigos fizemos e monitores obtivemos

Continuidade a muitos projetos

como a Cozinha Liis

Nesta data tão querida

Não poderia estar mais feliz!”

Por falar em coisas especiais, sabia que a horticultura pode ser uma forma de terapia devido aos benefícios físicos, mentais e sociais do contacto com a natureza e o cultivo de plantas. Esta prática melhora a saúde, reduz o stress e a ansiedade, fortalece o sistema imunitário e promove a interação social. 

Como nós não somos de perder oportunidades juntámos o útil ao agradável, colhemos erva-princípe, perpétua roxa e branca. Não pense que os trabalhos da horta foram só estes, pois ainda fizemos sementeira de salsa e coentros e limpamos os canteiros da cidreira.

No dia 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação e naturalmente que fizemos jus à comemoração do dia, asseguramos a receção do evento em parceria com o projeto Bioaromas Escola, com mesa posta de várias infusões, compotas e bolachinhas aromáticas. E, falando em parceria contámos com a ilustre presença do Chef Rui Lopes que dividiu a cozinha com a nossa Chef da casa, Ilda. Juntos e maravilhosos, proporcionaram momentos de verdadeiras perólas aromáticas.

Meu caro leitor, a nossa agenda não ficou por aqui, Alenquer foi o nosso destino. O Museu João Mário acolheu-nos como se fossemos da casa, e ainda nos ofereceu uma tela para pintar a nossa história e transbordar a nossa emoção. É sempre bom apanhar outros ares.

E para não ficar sem ar, por favor não se esqueça de fazer a sua reserva na cafetaria dos sorrisos. Como sempre esperamos por si, às terças e quintas-feiras. Ligue já 274 670 220.

Já sente o cheirinho a Natal e o cheiro da lareira acesa? Por aqui, já preparamos surpresas para si. Ahh pois é, que depois poderá usar para presentear alguém!

Nesta missão contamos com as novas voluntárias: Fátima e São, que nos ensinaram a fuxicar. Sim sim, leu bem fuxicar. Mas não é de mexericos, é da arte do fuxico, uma técnica artesanal que utiliza retalhos de tecido para criar peças decorativas, e deixar a criatividade reinar. Esta técnica consiste em fazer rosetas costurando círculos de tecido alinhavados e franzidos. É uma arte sustentável em que se reaproveitam tecidos e missangas. Se chegou até aqui, e quiser doar estes materiais, ficaremos genuinamente agradecidos. 

Por hoje é tudo, não fique triste porque marcamos encontro já no próximo mês.

Abraço aromático,

Somos Capazes.

Para si... Sugerimos também...

Faça o seu comentário

Subscreva a nossa newsletter