Peregrinos JMJ chegam a Proença e dizem “estar em casa”

Chegaram ontem, 26 de julho, ao concelho de Proença-a-Nova, 35 peregrinos, vindos das Ilhas Maurícias, para participar nas Jornadas Mundiais da Juventude que acontecem já na próxima semana em Lisboa.
Destes 35 jovens 15 vão ficar em Proença-a-Nova e 20 na Sobreira Formosa em famílias de acolhimento. Até segunda-feira todos estes jovens vão percorrer o concelho de Proença-a-Nova ficando a conhecer locais e tradições, explicou Dalila Alves, responsável pela organização da vinda destes jovens.
Para a jovem proencense preparar a vinda destes jovens foi algo “esgotante mas ao mesmo tempo bastante maravilhoso e gratificante”.
Na recepção a estes jovens estiveram os autarcas locais. Jorge Cardoso, Presidente da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, e João Manso, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova deram as boas-vindas a todos os peregrinos.
Em nome da Junta de Freguesia desejo uma ótima estadia, espero que tudo seja do vosso agrado. É para nós uma grande honra ter-vos aqui. Tudo o que precisarem da nossa parte estejam à vontade. Bem-vindos a Proença.
afirmou Jorge Cardoso
Já João Manso, Vice-Presidente da Câmara Municipal, espera que a presença destes jovens possa criar “o nascer de novas relações” entre o concelho e as Ilhas Maurícias.
“Espero que a vossa vinda a Proença-a-Nova, vindos de uma ilha bonita e tão longe de Portugal, traga a possibilidade de nascer novos relacionamentos e até a possibilidade de nós irmos lá um dia visitar-vos. Pelo menos que as novas tecnologias nos façam manter os laços que aqui forem criados. De certeza absoluta que vocês em Proença vão deixar raízes e a amizade é um desses princípios.”
afirmou o autarca
Já o padre Jean Rex, responsável pelo grupo de peregrinos, aproveitou o tema destas jornadas para afirmar que apesar da recente chegada todo o grupo já se sente em casa.
“Assim como “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, tema destas jornadas, também nós partimos apressadamente da nossa terra e já nós sentimos em casa. Sentimo-nos muito bem entre todos vocês”.
destacou o sacerdote
Recordar que ao todo a diocese de Portalegre-Castelo Branco recebeu 1500 peregrinos de 18 nacionalidades. O arciprestado da Sertã (Sertã, Vila de Rei, Oleiros e Proença-a-Nova) recebeu um total de 137 jovens.