Pandemia suspende competição

 Pandemia suspende competição

Após a realização da 3ª jornada do Campeonato Distrital de Castelo Branco, tudo se complicou no que diz respeito à competição principal do Distrito. Com um surto a surgir no plantel do Vila Velha de Ródão, em vésperas do jogo com o Proença-a-Nova, levou ao adiamento do jogo da 4ª jornada, agendado para o dia 25 de Outubro, para data a definir. Pelas mesmas circunstâncias, o líder Pedrógão de S. Pedro viu o jogo adiado devido a 2 casos positivos no Sporting Da Covilhã B.

Nestas circunstâncias, através de comunicado oficial, a Associação de Futebol de Castelo Branco comunicou aos seus filiados durante a tarde do passado dia 29 de outubro que as provas por si organizadas iriam ter, entre os dias 30/10 e 03/11 os seus jogos adiados. Posteriormente viria a fazer o mesmo com os jogos da 6ª jornada a disputar a 8 de novembro.

Entretanto, com o aumento exponencial de casos em Proença-a-Nova e concelhos limítrofes, houve um caso positivo num dos elementos que integra os treinos dos veteranos do Proença, encontrando-se suspensa toda a atividade desse escalão desde a data da confirmação do teste positivo desse elemento.

Em vigor desde o início da presente época desportiva foi aprovado, pelas entidades competentes, quer municipais quer a nível do futebol distrital, um plano de contingência sendo o mesmo do conhecimento de todos os intervenientes e que, segundo o clube, está a ser escrupulosamente cumprido. Por via preventiva, apesar de não ter havido contactos nem casos positivos de entre todos os elementos que integram a formação do clube, por precaução, foi decidido suspender toda a atividade das camadas jovens. No que diz respeito à equipa sénior, os treinos continuam a decorrer de forma normal, respeitando o referido plano de contingência.

Na passada semana foi realizada uma reunião entre a Associação de Futebol de Castelo Branco e os clubes, ficando decidido alterar o formato inicialmente definido de um campeonato com duas fases, para apenas uma fase em que as equipas jogam entre si nos moldes normais de campeonato, em casa e fora, reiniciando-se no próximo dia 15 de novembro com a 5ª jornada. A taça de Honra disputar-se-á após o términus do Campeonato.
Dado o atual clima de incerteza, nada garante que os atuais planos da Associação de Futebol não sofram alterações, nomeadamente com o facto da entrada em vigor do estado de emergência e a provável entrada do Concelho de Proença-a-Nova na lista dos Concelhos de risco elevado, da qual fazem parte a esmagadora maioria dos clubes que integram o futebol distrital.

* Nuno Ribeiro

Para si... Sugerimos também...

Subscreva a nossa newsletter