Outubro Missionário
No passado domingo, dia 1 de outubro, para além de se assinalar o Dia Mundial da Música, linguagem universal, que, desde o divertimento até ao poder de melhorar a nossa saúde e bem-estar, faz parte da essência humana, ao nível da Igreja, foi também um dia importante, que deu início ao mês de outubro, mês das Missões, na Igreja Católica. Por sinal, celebraram a eucaristia dominical, na nossa igreja Matriz, dois missionários, o padre Virgílio, da Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue e o padre José, da Congregação dos Missionários da Consolata. Como dizia o padre Virgílio no início da eucaristia “um missionário que tem estado aqui pela sua casa e outro que tem andado por esse mundo fora”. Espaços geográficos diferentes, outras culturas, outras gentes, mas a mesma resposta ao chamamento, o mesmo ardor missionário, diria eu.
No início da eucaristia o padre Virgílio colocou sobre o altar uma estola colorida que lhe ofereceram, há uns anos, na Guatmala. Um símbolo especial que pode muito bem representar a urgência da Missão, seja mais perto ou mais longe. O Senhor a todos chama e diz “A messe é grande e os operários são poucos”.
E a propósito de Missão, neste domingo, nesta mesma eucaristia, aconteceu envio para a missão! Os catequistas da paróquia de Proença-a-Nova fizeram o seu compromisso de assumir com coragem e entusiasmo a missão de catequista, pedindo ao Senhor a graça de ser profeta da Sua Palavra, seguindo como modelo Maria Santíssima, Estrela da Evangelização e foram assim enviados como Missionários comprometidos com Jesus Cristo e o Seu Evangelho, anunciado aos mais novos.
Mês de Outubro, mês das Missões! Não o deixemos passar em brancas nuvens! Que sejamos capazes de nos desinstalar do nosso “rangue-rangue” e ir… para o terreno, para a oração, para a dádiva…
Boa Missão!
*Margarida Alves