Opinião: Um saber de experiências feito…

 Opinião: Um saber de experiências feito…
Maria Susana Mexia

Senso comum, chama-se ao tipo de conhecimento adquirido pelo homem a partir de experiências, vivências e observação do mundo. É uma forma de conhecimento vulgar ou popular, que se caracteriza por conhecimentos úteis no quotidiano, acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração.

O senso comum é uma herança cultural, que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. Através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões. Engloba costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para viver bem. De maneira espontânea e sem querer as pessoas utilizavam-no quase a todo o momento em forma de provérbios, ditados populares, quadras, etc. Muitas gerações foram moldadas sob sentença popular, que dia após dia, se foi infiltrando no nosso ouvido e tomando força de lei.

Era ainda uma forma indirecta de nos darem um raspanete cheio de autoridade…” Pelo andar da carruagem, logo se vê…” ou “ Diz-me com quem andas, dir-te-ei…” e tantos outros sem fim que vagueavam pelos ambientes de então, mas tinham o condão de serem certeiros e atingiam sempre o objectivo pretendido.

Talvez à força de tantos ouvir e gostar de repetir, ainda hoje são uma paixão e não abdico de acrescentar ao latim das minhas advertências, diálogos, ou seja, quase sempre. Sem grandes pedagogias, psicologias, sociologias ou outras ias, sai uma expressão popular, ou antes: “ A voz do povo é a voz de Deus “.

Com muita pena minha, hoje esta força educativa e formadora passou de moda, muitos pais já não sabem prevérbios e os avós, se ainda se recordam, são abafados e apelidados de tudo o que possa cheirar a naftalina…

É pena, é uma parte do saber humano muito rica e enriquecedora, douta e com humor, que se vai perdendo em prol dum silêncio, por vezes sepulcral, que se abate entre a família, a sociedade, a TV, o Tm, o PC, o…, o….

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter