Opinião: O último Livro que li
A ARTE DE SABER ESTAR, pode parecer-nos algo de estranho para os nossos tempos ou inimaginável escrever-se e editar-se um livro com esta temática, mas na verdade todos vamos reconhecendo que os nossos comportamentos, atitudes, gestos ou omissões, poderão contribuir de forma muito significativa para uma maior harmonia social, ou provocar tensões e reacções que nem sempre são edificantes.
A boa educação, as boas maneiras, significam respeito pelos outros, reconhecer que cada pessoa tem direito ao nosso melhor sorriso, bom comportamento, boa companhia e bom exemplo.
Por outro lado, este livro ajuda-nos a superar a angústia social de saber “como vestir-se”, “o que dizer”, «o que fazer”; em suma, tem as respostas certas para as inúmeras ocasiões do nosso quotidiano pessoal, social e profissional.
«O interesse prático pela “etiqueta social e profissional” transcende o âmbito do cerimonial oficial, antes se concentrando no contraponto do protocolo privado, quotidiano, básico ou mesmo doméstico, e estendendo-se a vários setores da nossa vida social ou abordando os rituais de passagem em casa, no nosso local de trabalho, nas associações, nas tão difundidas redes sociais, em família ou nos lugares de culto religioso.
Este é, assim, um manual muito completo, que cobre uma vastíssima gama de setores, recheado de exemplos práticos e sugestivas ilustrações, aliadas a um estilo conciso e rigoroso, a que não falta uma nota de humor».
Neste guia de etiqueta social e profissional que a editora Sopa de Letras, acaba de lançar no mercado vamos encontrar um conjunto de regras por muitos de nós já olvidadas ou até mesmo ignoradas.
Os seus autores, Alexandre de Camões Barbosa e Gonçalo Portocarrero de Almada, neste “Manual de Boas Maneiras”, não deixam de nos surpreender com uma imensidão de conselhos, de forma abrangente, clara e com algum humor desafiando-nos a exercita-las em todo o momento, hora e local.