Oleiros: Requalificação da ribeira de Oleiros quase pronta

 Oleiros: Requalificação da ribeira de Oleiros quase pronta

A Câmara de Oleiros, informa em nota enviada à comunicação social, que já se encontra na reta final todo o projeto de requalificação, embelezamento paisagístico e capacitação ambiental da Ribeira de Oleiros.

A beneficiação deste espaço natural aconteceu especialmente nas condições de acessibilidade e segurança do percurso temático (pedonal) “À Descoberta da Ribeira”, através da instalação de passadiços. A autarquia assegura que a requalificação “permite que quem tenha mobilidade reduzida possa percorrer aquele corredor verde entre a Ponte Grande da Torna e a Praia Fluvial de Açude Pinto”.

Esta intervenção criou ainda condições que potenciam a sua utilização durante o ano inteiro atraindo um maior número de visitantes, bem como a dinamização e sensibilização para a conservação e valorização do património, como é o caso da criação de plataformas para pesca desportiva, ou para a observação e contemplação da fauna e flora. A instalação de papeleiras e bancos em locais estratégicos ou a colocação de QR Code nos painéis interpretativos existentes são outros dos elementos que farão parte desta requalificação.

informa ainda a autarquia na nota enviada

Para além da vertente da capacitação turística, a Câmara salienta ainda que está atenta “às questões ambientais, que são indissociáveis de qualquer projeto”. Desta forma a requalificação abrange ainda a “recuperação do potencial ecológico da Ribeira numa extensão de 8,5km, propondo-se intervenção numa área de 23,32ha, desde o Pisão até ao Lagar do Milrico”.

As operações em causa realizam-se no leito, corpo de água e galeria ripícola, com o objetivo de garantir a sua funcionalidade, através da recuperação do seu potencial ecológico e paisagístico, promovendo a proteção destes habitats e da sua biodiversidade, sendo executadas com recursos exclusivo a meios manuais e/ou meios mecânicos simples.

lê-se ainda na nota enviada

A empreitada, denominada “Valorização do Património Natural da Ribeira de Oleiros”, contou com um investimento de 246.299,43€, com uma comparticipação (85%) 209.354,52€ no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro – CENTRO 2020.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter