Oleiros “reclama” melhor ligação a Castelo Branco

A inauguração da Feira do Pinhal de 2023, em Oleiros, contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues. Miguel Marques, Presidente da Câmara Municipal de Oleiros aproveitou a ocasião para recordar aquele que é uma das mais prementes necessidades do concelho de Oleiros: a requalificação da 238 até Foz do Giraldo para encurtar e melhorar a ligação a Castelo Branco.
“A sede do concelho de Oleiros dista cerca de 60km da capital de distrito, Castelo Branco, e consequentemente do hospital distrital Amato Lusitano. A principal ligação é feita dentro do concelho pela estrada nacional 238. Desde Oleiros até ao alto da Foz Giraldo são cerca de 30km de curvas e contra curvas num traçado sinuoso e perigoso. A requalificação desta via, que já esteve incluída no Plano de atividades e orçamentos das Infraestruturas de Portugal, é uma reivindicação legítima de todos os oleirenses e que já peca em demasia por tardia”.
afirmou o autarca
O autarca recordou ainda projetos previstos para breve, como a abertura do Centro Incubador de Empresas, o alargamento da zona industrial de Açude Pinto e a instalação de uma unidade de construção de painéis fotovoltaicos nas antigas instalações da serração do Roqueiro, no âmbito da hasta pública lançada pela Câmara Municipal.
Miguel Marques apontou ainda o dedo a alguns problemas com que se depara esta região do país, a começar pela redução demográfica.
“Oleiros, no que diz respeito a políticas municipais de combate à perda demográfica, tem programas que passam pelo apoio ao nascimento e primeira infância à fixação de residência e educação. Suportamos integralmente o valor de propinas aos estudantes com residência no concelho e que frequentam o Ensino Superior”.
salientou ainda o autarca
O Presidente da Câmara reclamou ainda medidas de coesão territorial, políticas que fomentem um maior aproveitamento da floresta e lembrou ao secretário de Estado da Agricultura o “flagelo” que é a destruição de culturas por animais selvagens.
“Os nossos pequenos agricultores vivem em constante angústia por verem, repetidamente, as suas culturas dizimadas por javalis, corsos, veados e cabras selvagens. Urge criar linhas de apoio para a instalação de cercas ou outros dispositivos como para o pagamento de indemnizações “.
disse
Já Gonçalo Rodrigues, secretário de Estado da Agricultura, compreendeu as preocupações do autarca de Oleiros.
“Temos de ter uma clara aposta na tentativa de garantir que os jovens regressem às suas origens e ao setor agro-florestal”, setor para o qual pediu “maior agregação de produtores”.
Seguiu-se uma visita a cada expositor, numa comitiva de convidados com dirigentes de organismos públicos, empresários e vários presidentes de Câmara da região.
Recordar que a XXI Feira do Pinhal aconteceu entre os dias 3 e 6 de Agosto e segundo a autarquia encerrou com “balanço positivo“.