Oleiros: Parceiros do Dark Sky Aldeias do Xisto assinaram protocolo

 Oleiros: Parceiros do Dark Sky Aldeias do Xisto assinaram protocolo

Os parceiros do Dark Sky Aldeias do Xisto, assinaram no passado dia 8, na aldeia de Fajão, Pampilhosa da Serra, o protocolo de cooperação que pretende afirmar estes territórios como um destino turístico que agrega toda uma região em torno do céu.

De acordo com a autarquia Oleirense, “devido às condições de visibilidade, transparência e escuridão do céu, e ainda a prontidão e a qualidade dos serviços turísticos” no concelho de Oleiros, é a aldeia de Álvaro que possui o certificado internacional de “Destino Turístico Starlight”.

Entre as 24 entidades signatárias, são 20 os Municípios parceiros que, tal como Oleiros, se comprometeram a fortalecer ligações estratégicas, gerar oportunidades económicas e sociais, desenvolver produtos turísticos exclusivos, salvaguardar o património natural e construído e promover a qualidade de vida das populações através deste protocolo.

refere a autarquia em nota enviada

Segundo Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal, “este é um trabalho extraordinário de singularidade em relação a um território”, que contribuiu para que “mesmo numa fase difícil”, “territórios da baixa densidade e do interior tivessem ombreado e até mesmo tido resultados superiores a destinos turísticos mais maduros e mais clássicos”.

Apolónia Rodrigues, Presidente da Associação Dark Sky, acrescentou ainda que agora o que mais importa é “valorizar, fazer crescer o território e ter sempre presente que tem de haver cooperação, liderança e sobretudo qualidade no produto que é desenvolvido.”

O projeto Dark Sky Aldeias do Xisto é liderado pela ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto em parceria com a Associação Dark Sky® Alqueva e tem como co-promotor a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. Completam a rede de parceiros iniciais o Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter