Oleiros: Município reforça recolha de óleos alimentares

No seguimento da estratégia municipal definida no âmbito do PAPERSU – Plano de Ação do Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos e em alinhamento com os objetivos do PERSU 2030, o Município de Oleiros procedeu ao alargamento da rede de recolha seletiva de óleos alimentares usados.
A rede passa agora a contar com 17 oleões, com a instalação de três novos equipamentos nas localidades de Cava, Roqueiro e Vilar Barroco. Para além disso, foi efetuada a relocalização dos oleões existentes em Sobral e Álvaro, garantindo maior proximidade, acessibilidade e comodidade para os utilizadores.
informa a autarquia em nota enviada
Na mesma nota publicada, a autarquia apela “à colaboração da população, lembrando que os óleos alimentares usados não devem ser despejados no esgoto ou no lixo indiferenciado. A sua deposição nos oleões é essencial para a proteção do meio ambiente, permitindo o seu reaproveitamento em processos de valorização”.
Estas intervenções inserem-se na medida 6 do plano de ação – Promoção e operacionalização da recolha seletiva multimaterial e de outros fluxos, integrada no Eixo II – Gestão de Recursos, contribuindo para o reforço da recolha seletiva, para a valorização de resíduos e redução dos impactos ambientais associados à sua deposição inadequada, como a contaminação de solos e recursos hídricos.
