Oleiros continua luta contra Vespa dos Castanheiros

O Município de Oleiros, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, deu início à campanha de 2025 na luta biológica contra a Vespa das Galhas do Castanheiro.
Na semana passada, foi realizada a primeira largada deste ano do parasitoide “Torymus sinensis”, em locais com maior concentração de castanheiros, de acordo com a identificação fornecida pelos proprietários. Este investimento, assumido pelo Município desde 2017, visa proteger os soutos e a produção de castanha na região.
informa a autarquia
A primeira largada de 2025 ocorreu recentemente na zona da Lontreira, tendo sido repetida noutras áreas da zona Norte e Este do concelho de Oleiros. Concluída esta fase, estão previstas novas largadas de parasitoides em zonas de castanheiros no Sul e Oeste do concelho.
O controlo da vespa da galha do castanheiro só é autorizado por meios biológicos, sendo esta a única forma de combate reconhecida legalmente. Os proprietários que identificaram a presença desta praga têm vindo, pelo terceiro ano consecutivo, a constatar a eficácia deste método, verificando uma redução dos efeitos da praga e, consequentemente, um aumento da produção de castanha.
lê-se ainda na nota publicada pela autarquia
O Município de Oleiros, em parceria com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro e a Associação Portuguesa da Castanha, garante que “continuará a monitorizar os resultados destas largadas e a garantir os recursos necessários para esta luta nos próximos anos, consoante a evolução da praga”.
