Oleiros: Câmara adquiriu biotriturador para evitar queimas

 Oleiros: Câmara adquiriu biotriturador para evitar queimas

O Município de Oleiros adquiriu um biotriturador móvel no âmbito do projeto Condomínios de Aldeia. Segundo avança a autarquia, o equipamento “é disponibilizado a todos os Condomínios de Aldeia já aprovados, em fase de criação, ou que venham a ser constituídos dentro dos limites administrativos do concelho”.

A utilização deste equipamento será gerida pelo Município através de pedido direto pelos proprietários ou através das Juntas de Freguesia.

Esta medida surge como alternativa à queima de sobrantes agrícolas e florestais — uma das principais causas de incêndios na região. O biotriturador móvel tem capacidade para processar sobrantes com diâmetros até 25 centímetros. É um equipamento utilizado para reduzir o volume de resíduos vegetais, como ramos, troncos finos, folhas ou sobras de poda e limpeza de jardins ou áreas florestais.

explica a Câmara de Oleiros

O projeto Condomínios de Aldeia, aprovado e financiado pelo Fundo Ambiental, prevê ainda a aquisição de 13 compostores comunitários (um por cada aglomerado populacional).

Esta iniciativa permitirá valorizar os resíduos resultantes da trituração, transformando-os em composto natural. O composto será posteriormente distribuído pela população e poderá ser utilizado na agricultura, jardinagem ou na recuperação florestal.

lê-se ainda na nota publicada

Para o Município, esta ação “reforça o compromisso com a sustentabilidade e a segurança ambiental, promovendo soluções eficientes e responsáveis para a gestão de resíduos”.

Para si... Sugerimos também...

Faça o seu comentário

Subscreva a nossa newsletter