“Notas de Arte” estão de regresso a Oleiros

 “Notas de Arte” estão de regresso a Oleiros

A exposição “Notas de Arte III” abriu as portas ao público no dia 31 de maio, sexta-feira, e pode ser visitada até ao dia 14 de julho, na Galeria Municipal de Oleiros.

Há três anos que o Município de Oleiros realiza esta exposição, associando-a a um conjunto de atividades dedicadas à música, como é exemplo o FestivOL (Festival de Música Infantil).

O Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, presidiu à inauguração da 3ª edição da Exposição Notas de Arte, explicando que está dividida em quatro temáticas, “com uma parte de instrumentos musicais funcionais, com uma secção dedicada aos nossos artistas locais, uma parte sobre o Festil, outra parte de instrumentos desconstruídos, que têm vindo a ser uma aposta do Município e um segmento com cerca de 30 vídeos”.

Relativamente ao núcleo dos vídeos, este integra o projeto “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”, que teve o apoio da autarquia.

“É muito importante que tenhamos a memória daquilo que as pessoas ainda preservam entre si, para que possam transmitir às gerações vindouras. É o nosso património cultural imaterial, que temos obrigação de preservar”

reforça Miguel Marques

Dos artistas que contribuíram com as suas coleções particulares de instrumentos musicais, estiveram presentes na inauguração Carlos Agostinho (acordeonista da Cardosa) e Abílio Alves, (acordeonista das Sardeiras). Esteve, ainda, presente José Augusto Luís, principal impulsionador do Festil – Festival da Canção Infantil de Oleiros, que cedeu fotos e outras informações sobre a iniciativa, promovida pela ARCO (Associação Recreativa e Cultural de Oleiros), de 1989 a 2011.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter