“Mestre da Guitarra Portuguesa” dá concerto na Sertã
Custódio Castelo, apelidado por muitos como o “Mestre da Guitarra Portuguesa”, vai estar na Casa da Cultura da Sertã, no próximo dia 10 de fevereiro, às 21 horas, para um concerto que, segundo a Câmara Municipal da Sertã, promete “ser memorável”.
Virtuoso guitarrista, Custódio Castelo apresentará na Sertã diversos temas como “O Encantador de Tristezas”, “Ondulância”, “Razões”, “Ventus”, “Velho Fado de Lisboa” e “Ausente”, entre outros, extraídos dos álbuns “InVentus” e “Maturus”. Neste último foi utilizada a guitarra “Siamesa”, construída pelo luthier Óscar Cardoso, que une pela mesma caixa de ressonância a guitarra de Lisboa e a guitarra de Coimbra.
lê-se na nota enviada
Custódio Castelo tem-se apresentado como solista em importantes festivais internacionais, como o de Belo Horizonte, o World Music of Philadelphia, o International of Rabat, o North Sea Jazz, nos Países Baixos, e o Festival du Sud, em França. Já gravou com Mariza, Cristina Branco e participou com Ana Moura e Jorge Fernando no “The Rolling Stones Project” de Tim Ries.
Do seu vasto percurso, destaque para a gravação do álbum “Só à noitinha” com a Orquestra Sinfónica da Lituânia e para diversos momentos de partilha de palco com músicos de outras áreas, salientando-se o acordeonista Richard Galliano, os pianistas Olga Prats, Arrigo Cappelletti e André Dequech, o bandeonista Daniele di Bonaventura, o violoncelista Davide Zacaria, o contrabaixista Ben Wolf, o guitarrista clássico Leonardo Amuedo, a cantora Carmen Linares ou a estilista Ana Salazar.
Desde 2008 leciona o primeiro curso universitário de Guitarra Portuguesa no Instituto Politécnico de Castelo Branco. Em 2010 foi distinguido com o Prémio Amália Rodrigues para o Melhor Instrumentista de Fado. Natural de Almeirim, desde 2014 dirige artisticamente, naquela cidade, o Festival Guitarra d’Alma.
Promovido pelo Município da Sertã, o concerto de Custódio Castelo tem entrada gratuita mediante apresentação de bilhete, que poderá ser levantado antecipadamente na Casa da Cultura da Sertã (sem possibilidade de reservas).