Memórias Resgatadas, Identidade (Re)Construídas

O Município de Proença-a-Nova e o Instituto de Educação de Lisboa assinaram, a 30 de novembro de 2016, um protocolo para o desenvolvimento do projeto “Memórias Resgatadas: Percursos de Escolarização, Identidades e Dinâmicas Educativas Locais”.
O protocolo tinha como objetivo de realizar trabalhos académicos sobre o Ensino no concelho de Proença-a-Nova, com base em testemunhos recolhidos junto da comunidade.
O Livro
Mais de seis anos depois, e com organização de Ana Isabel Madeira, Helena Cabeleira e Justino Magalhães, é publicado o livro “Memórias Resgatadas, Identidade (Re)Construídas – Experiências de Escolarização, Património e Dinâmicas Educativas Locais” que teve como ponto de partida a falta de investigação sobre a Escola em contexto rural, envolvendo o Pinhal Interior Sul (concelhos de Proença-a-Nova, Vila de Rei, Sertã, Oleiros e Mação), alargando e muito o âmbito inicial do projeto.
Estruturado em três capítulos – “História e memória da educação em meio rural”, “Património e lugares de cultura na região do Pinhal Interior Sul” e “Educação e comunidades educativas em territórios de baixa densidade” -, o livro é o resultado de um intenso trabalho de campo nos cinco municípios com entrevistas presenciais a antigos alunos, professores e outros intervenientes que teve vários contratempos, nomeadamente os incêndios florestais e as suas consequências para a população, bem como o início da pandemia.
“Contámos com a voz dos mais velhos para exprimir a sua narrativa articulada à nossa problemática e aos objetivos últimos do projeto. Esta narrativa é a matéria-prima da nossa investigação”.
referem os investigadores
Abertura de novas dimensões
Nesse sentido, na perspetiva do projeto, há toda uma nova dimensão que se abriu com este trabalho.
“Ao colocar os mais velhos no centro da nossa investigação, estamos a ir além da recolha de testemunhos orais de uma forma ‘passiva’. Estamos, ao invés, a promover o papel dos seniores como agentes e autores da sua própria história e memória, e como parceiros ativos e co-laboradores no desenvolvimento do projeto. Estamos a introduzir mudanças ao nível da estereotipia dos mais velhos, a combater o mito e a imagem do idoso como um peso ou um fardo social, estamos a divulgar relatos de homens e mulheres que contribuíram para o Portugal de hoje, com as suas preocupações e análises”.
Apresentação do livro
No âmbito da realização do Seminário Internacional Apheleia 2023, que decorreu Auditório do Centro Cultura Elvino Pereira, em Mação, foi feita a apresentação das conclusões do projeto MRIR.
Esta apresentação contribuiu para o exercício de uma cidadania ativa e para a construção de processos de aprendizagem ao longo da vida, apoiado na exploração da memória e do património histórico local relacionados com a educação, o ensino e a escola nas regiões do interior, como ajuda no combate ao êxodo rural.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Manso, foi outro dos intervenientes do painel.