LASE BEIRAS na terra do Cónego Martins dos Reis
O Encontro anual da LASE Beiras aconteceu no passado dia vinte e quatro de Junho, na aldeia de Vergão, no concelho de Proença-a-Nova.
Os lasistas concentraram-se no parque urbano comendador João Martins, na vila de Proença-a-Nova, donde rumaram em caravana para a aldeia de Vergão, terra natal do cónego Sebastião Martins dos Reis.
Ali chegados, os lasistas foram hospitaleiramente acolhidos por responsáveis da Associação Social do Centro Paroquial. Depois, seguiu-se em romagem ao cemitério onde jaz o saudoso Dr. Martins dos Reis.
Junto à sua campa, trocaram-se palavras memoriais sobre este homem e cristão distinto, e rezou-se um Pai-nosso, na companhia de seus sobrinhos.
A etapa seguinte foi a casa de família do Cónego Sebastião, onde estava uma singela mas bem posta mesa de acepipes e bebidas na sala onde se pôde desfrutar duma pequena exposição de livros, certificados e outros documentos do acervo pessoal do Dr. Martins dos Reis, que bem biografam o homem e o clérigo, o prefeito e professor do Seminário, o intelectual, escritor e tradutor.
A missa foi celebrada ao meio-dia e meia hora na Igreja local, presidida pelo Presidente da LASE, cónego Fernando Marques, com o serviço de altar pelos diáconos Alfredo Serra e Daniel Catarino e também com a grata participação de familiares e alguns conterrâneos.
Nesta missa da solenidade do nascimento de S. João Baptista, na homilia o Pe Fernando referiu-se brevemente à figura ímpar que foi o cónego Sebastião, tanto no plano da fé como nas demais dimensões da vida.
O almoço foi preparado e servido por gente da localidade graças à prestimosa colaboração da Direcção da Associação, a quem publicamente aqui deixamos a nossa gratidão.
Por fim, subiu-se da cave ao piso superior para a palestra final de homenagem ao Cónego Sebastião Martins dos Reis que no dia 17 – dezassete – de Março teria feito cento e dez anos de vida. Nos vários testemunhos lasistas sobre o cónego dr. Martins dos Reis, recordou-se o carácter e o pensar e agir do homem e do padre, o saber e a mestria do professor e do intelectual; relevou-se também o seu importante e precursor papel no estudo e divulgação das Aparições de Fátima, com vasta obra literária produzida e de que desde a primeira hora foi acérrimo devoto e defensor da autenticidade das aparições angélicas e de Nossa Senhora em Fátima.
Foi recolhida a módica quantia de cento e setenta euros para o Seminário.
Para memória, aqui partilhamos a lista dos lasistas participantes: cónego António Fernando Marques, presidente da LASE, Alfredo Bernardo Serra (1970-71 – Coutada/Covilhã, a residir em Proença-a-Nova); António Joaquim Neves dos Santos ((1970-71 – Sabugal, a residir em Portimão); Augusto Jacinto e esposa – Vales de Cardigos, a residir em Proença-a-Nova) ; Daniel Bernardo Catarino – Proença-a-Nova); Elias Marçal e esposa – Cabeço do Moinho, Proença-a-Nova); Faustino Martins Castanheira Martins (1970-71 – Corgas, Proença-a-Nova); Francisco Eduardo Grancho Ricardo (Sabugal); Gabriel Martins Adriano (1967 /68 – Paúl, Covilhã); Joaquim Paula e esposa (1970-71 – Sabugal); Jorge Manuel Lopes Alves Martins e esposa (1970-71 – Cabeço do Moinho, Proença-a-Nova); José Carlos Ribeiro Farinha (1970-71 – Moitas, Proença-a-Nova); José Jorge Serrano Martins (1970-71 -Folga, Proença-a-Nova); José Pereira Bairrada (1947/48 – Casais, Proença-a-Nova).
Juntou-se ao grupo no almoço o também lasista Padre Luís Manuel Bairrada, sacerdote dos missionários da Congregação do Preciosíssimo Sangue e actual moderador da Unidade Pastoral de Peral, Proença-a-Nova e S. Pedro do Esteval.
Na hora do adeus, fez-se a fotografia de família deste encontro regional Lase das Beiras, já no compromisso de o encontro do próximo ano ter lugar na zona do Sabugal.
*Alfredo BS