Janeiras em São Pedro do Esteval

 Janeiras em São Pedro do Esteval

Janeireiros de São Pedro do Esteval

15h00 foi a hora estabelecida para que, no dia 28 de janeiro de 2023, os janeireiros se juntassem para o canto das Janeiras na Freguesia e Paróquia de São Pedro do Esteval.

A equipa começou com 7 cantores e 4 pessoas a pedir esmola. Iniciaram na Redonda e depois passaram pela Lameira de Ordem, Murteirinha, Borracheira, Monte Fundeiro, Palhota, Lameira Martins, Casas de Além, Picoteiras, São Pedro do Esteval, Vale Canhestro e, por fim, Padrão. Na palhota, receberam um reforço de mais 4 cantores que tinham estado todo o dia na assinatura das escrituras para o novo complexo industrial de aves a instalar-se entre as Naves e São Pedro do Esteval.

Nas aldeias há muitas casas devolutas e há outras casas que os seus moradores estão fora por diversos motivos familiares. Assim, procura-se ir ao encontro das pessoas e cantar juntos das casa habitadas.

As Janeiras em São Pedro do Esteval são uma iniciativa tradicional na qual se pede para as almas. Denominam-se de “janeiras” porque são cantadas em janeiro. Normalmente, enquanto se canta, há um grupo de pessoas que recebem as esmolas para as almas. No final, o bom acolhimento faz com que haja sempre um “copo” acompanhado com um “miguelho” de chouriça e/ou queijo.

A receita das Janeiras reverte para Fundo Paroquial da Paróquia de São Pedro do Esteval.

No dia 29, depois de participar na Missa do Dia em São Pedro do Esteval, às 11h30, as ofertas em géneros foram leiloadas à porta da Igreja Matriz.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter