Igreja: Catedral de Portalegre entra em obras

 Igreja: Catedral de Portalegre entra em obras

As obras da Catedral de Portalegre vão iniciar-se no final do corrente mês de Janeiro.

O anúncio é feito em comunicado pela diocese de Portalegre-Castelo Branco. No passado dia 19 foi “assinado o contrato da empreitada entre a Diocese de Portalegre-Castelo Branco, representada pelo Cón. Bonifácio dos Santos Bernardo, e a empresa Teixeira Pinto Soares, Lda., representada por Pedro Miguel Macedo Soares” refere a diocese em comunicado.

A Diocese, entidade promotora, refere ainda que o projeto “envolve a reabilitação do imóvel edificado, bem como do móvel e integrado (nomeadamente retabulística, imagens …). Os retábulos dos altares são compostos por quase uma centena de pinturas, conjunto singular do estilo maneirista em Portugal (séculos XVI-XVII), concentrado num só espaço.” O projeto é assinado pelos arquitetos Rui Barreiras Duarte e Ana Paula Pinheiro.

Esta obra, com um custo total de 3.297.343,24 euros, conta com apoios de fundos comunitários na ordem dos 2, 2 milhões de euros, enquanto a diocese assegura a contrapartida nacional de 725.488,14€.

O prazo originalmente determinado para estas obras é “31 de Dezembro do corrente ano. Curto demais, como é bem de ver. A atual pandemia também contribuiu para atrasar o início das obras. É de prever a prorrogação deste prazo, o que só se pode solicitar, no decurso das mesmas obras. Se tal acontecer, é preciso justificar adequadamente este eventual pedido de prorrogação” clarifica a diocese em comunicado.

A construção desta Sé Catedral ficou a dever-se ao bispo Julião de Alva, por ocasião da formação da Diocese de Portalegre. Os trabalhos arrancaram a 14 de maio de 1556 e ficaram concluídos em 1575

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter