Gavião e Alto Tejo recem “Liga-te”

 Gavião e Alto Tejo recem “Liga-te”

De 17 a 20 de março, o Município de Gavião e o Alto Alentejo preparam-se para receber o LIGA-TE – Literatura e Ilustração de Gavião.

Segundo o comunicado que chegou à redação, o LIGA-TE é um evento que celebra os afetos e as pessoas na forma de festa do livro, leitura e ilustração, com atividades inclusivas e para diferentes idades.

O programa do LIGA-TE

O programa do LIGA-TE conta com escritores, ilustradores, contadores e artistas de renome, tais como Afonso Cruz, Paulo Galindro, Pedro Seromenho, Natalina Cóias, Carlo Giovani, Andreia Duarte, Bárbara R., Zita Pinto, Kiara Terra e Estefânia Surreira, entre outros.

Ao longo de quatro dias repletos de atividades, os participantes são convidados a assistir a espetáculos literários, teatrais e musicais.

Objetivo e destinatário

O LIGA-TE quer levar a “palavra” às escolas e aos leitores de diferentes idades, afirmando-se como um festival inclusivo e intergeracional que convida o público, reconhece o território e envolve as instituições locais.

Para além do enfoque pedagógico do evento, direcionado para escolas, professores e famílias, destaca-se a importância da valorização do património natural e cultural do concelho, através da conexão entre artistas e residentes. O programa encontra-se dividido em quatro vertentes:

  • LIGA-TE à PALAVRA, com vários escritores e contadores de histórias tais como Afonso Cruz, Pedro Seromenho, Kiara Terra, Estefânia Surreira, Andreia Duarte, entre outros.
  • LIGA-TE à FAMÍLIA, com a peça “O meu avô consegue voar” pela companhia de Marionetas Mandrágora, assim como um “Ateliê de Conto e Ilustração” para famílias e a apresentação dos livros “O avental da minha avó”, “As gravatas do meu pai” e “Os livros que devoraram o meu pai”, em formato de tertúlia, no âmbito das comemorações do dia do pai a 19 de março.
  • LIGA-TE à TERRA, através de uma oficina de ilustração e performance com vinho pelo Paulo Galindro, além de uma instalação artística com os artistas Carlo Giovani, Zita Pinto, Pedro Seromenho, Bárbara R. e os alunos do concelho, para a criação de um mural com cubos de sabão-pedra. A ilustradora Bárbara R. fará a exposição de tapeçaria “Uma montanha atrás de outra e outra…” e duas oficinas de ilustração, inspirando-se nas mantas e tapeçarias de Belver.
  • LIGA-TE ao OUTRO, numa série de atividades inclusivas e intergeracionais com horas de conto adaptadas, oficinas com os alunos da Universidade Sénior e utentes de IPSS de Gavião.

Exposições

Até ao próximo dia 31 de março será possível visitar as duas exposições que ficarão em
destaque na Biblioteca Municipal de Gavião e no Museu do Sabão: “Atrás de uma montanha,
há outra e outra…
” de Bárbara R. e “Um castelo de sabão e livros”, uma exposição-instalação
do Coletivo Mina com os alunos do primeiro ciclo do concelho de Gavião.

Em síntese…

O LIGA-TE é um festival de afetos, onde o livro, a leitura e a ilustração são motivos de união,
emoção, aprendizagem, memória e festa para todos! O evento é organizado pelo Município de Gavião, tem a produção da empresa Leituras Encantadas e a curadoria de Pedro Seromenho.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter