FÔLEGO no Trilho dos Apalaches

O projeto FÔLEGO e o Município de Oleiros convidam a comunidade, no próximo 25 de março, às 9h00, para se juntar a uma ação de plantação de árvores, no com início no Vilar Barroco.
A organização descreve o evento como uma “manhã de plantação em família”, que se cruza com a rota histórica dos Apalaches, o maior trilho de pegadas humanas do mundo.
As 300 árvores autóctones (pinheiros e medronheiros) a plantar serão cedidas pelo município e resultam do evento Planta Party, realizado pelo FÔLEGO no passado dia 19 de agosto no Jardim Municipal de Oleiros. O objetivo é reunir a comunidade de Oleiros, grupos locais e amigos da natureza para reflorestar esta área, ardida na sequência de um grave incêndio em 2017 – que decerto ainda assombra a memória de muitos.
Estabelecido em 2015, este trilho português pertencente aos Trilhos Internacionais dos Apalaches é visitado anualmente por 4 milhões de pessoas e considerado um dos ícones mundiais do pedestrianismo. O IAT- International Apalachian Trail parte do continente americano, tem 3.500km e atravessa a cordilheira montanhosa dos Apalaches, no sentido do seu comprimento, atravessando 14 estados dos EUA.
O percurso português situa-se em Oleiros, na Serra do Muradal e consiste numa Grande Rota, com cerca de 37km. O seu nome Grande Rota Muradal-Pangeia, faz alusão à emblemática montanha quartzítica onde se desenvolve, mas também ao continente que existiu há 200 milhões de anos – que juntava todos os continentes existentes atualmente e unia a região do Maciço Ibérico ao outro lado do atual Oceano Atlântico. Conhecida oficialmente, como GR 38 – Grande Rota Muradal Pangeia, “o trilho português dos Apalaches” consiste numa aproximação entre o continente americano e o europeu e é uma das maiores atrações turísticas da região.
As árvores estarão à sua espera no Trilho dos Apalaches e a plantação será acompanhada pela equipa do FÔLEGO e do Município no local.
Inscrições para o Trilho dos Apalaches e ação de plantação: 272681062 / Piscinas Municipais de Oleiros.