Faleceu José Fernandes Cardoso

Faleceu José Fernandes Cardoso

Faleceu José Fernandes Cardoso, nascido nos Casais Fundeiros, numa família pobre de cinco irmãos. Filho da Ti Piedade Fernandes (Ti Piedade da Eira) e do Joaquim Cardoso (Jaquim Zéi), rumou ao Brasil com mais dois irmãos. Aí a vida correu-lhe de feição e conseguiu singrar. Inicialmente trabalhou por conta de outrém e começou a amealhar dinheiro e a erguer a sua vida, criando o seu próprio negócio, no imobiliário e no comércio. Comprou fazendas, onde residia agora. Quando os negócios permitiam vinha a Portugal, pois era enorme o apreço que tinha pelas raízes: a aldeia dos Casais, os amigos que cá deixou e os terrenos e pinhais que os pais lhe deixaram nas redondezas dos Casais. Enfim, metade de si vivia nos Casais e outra metade no Brasil.

José Fernandes emigrou com 18 anos. No início trabalhou para um tio natural da Relva da Loiça, de quem chegou a ser sócio, em atividades comerciais e a cultivar e tratar de animais em grandes fazendas. Antes de emigrar trabalhou na serração do Daniel Lourenço e com o pai a arrancou pedra em pedreiras. Irmão da minha mãe, tinha pouco mais de 78 anos e deixa cinco filhos. A esposa , Arminda Cardoso é natural da Feiteira, Mação. Foi em Mação que se conheceram e casaram no Brasil.

A morte aconteceu de forma fútil e macabra: da queda de uma pequena ponte pedonal artesanal existente sobre um riacho na sua fazenda.

*Paulo Marques, Pinhaldigital

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter