Faleceu José Fernandes Cardoso

Faleceu José Fernandes Cardoso, nascido nos Casais Fundeiros, numa família pobre de cinco irmãos. Filho da Ti Piedade Fernandes (Ti Piedade da Eira) e do Joaquim Cardoso (Jaquim Zéi), rumou ao Brasil com mais dois irmãos. Aí a vida correu-lhe de feição e conseguiu singrar. Inicialmente trabalhou por conta de outrém e começou a amealhar dinheiro e a erguer a sua vida, criando o seu próprio negócio, no imobiliário e no comércio. Comprou fazendas, onde residia agora. Quando os negócios permitiam vinha a Portugal, pois era enorme o apreço que tinha pelas raízes: a aldeia dos Casais, os amigos que cá deixou e os terrenos e pinhais que os pais lhe deixaram nas redondezas dos Casais. Enfim, metade de si vivia nos Casais e outra metade no Brasil.
José Fernandes emigrou com 18 anos. No início trabalhou para um tio natural da Relva da Loiça, de quem chegou a ser sócio, em atividades comerciais e a cultivar e tratar de animais em grandes fazendas. Antes de emigrar trabalhou na serração do Daniel Lourenço e com o pai a arrancou pedra em pedreiras. Irmão da minha mãe, tinha pouco mais de 78 anos e deixa cinco filhos. A esposa , Arminda Cardoso é natural da Feiteira, Mação. Foi em Mação que se conheceram e casaram no Brasil.
A morte aconteceu de forma fútil e macabra: da queda de uma pequena ponte pedonal artesanal existente sobre um riacho na sua fazenda.
*Paulo Marques, Pinhaldigital