Faleceu a Irmã Maria Gabriela da Virgem, da Ordem de Santa Clara, do Mosteiro de Montalvo

 Faleceu a Irmã Maria Gabriela da Virgem, da Ordem de Santa Clara, do Mosteiro de Montalvo

freepik

O Senhor chamou a Si, ao amanhecer deste dia 21 de Outubro, a nossa Irmã Maria Gabriela da Virgem, da Ordem de Santa Clara, do Mosteiro de Montalvo.

Segundo a nota do Mosteiro das Irmãs Clarissas, Maria Gabriela Xavier Rebelo da Silva nasceu a 01-11-1935  na Paróquia de S. Victor  em Braga. Muito jovem entrou na Instituto das Franciscanas Missionárias de Maria. Esteve em várias Casas da Congregação. Em Vila de Rei fez parte da Comunidade enquanto deu aulas na freguesia da Fundada.

Ingressou, depois, na Ordem de Santa Clara, no Mosteiro do Santíssimo Sacramento, do Louriçal, onde tomou o nome de Maria Gabriela da Virgem e onde fez a Profissão Solene a 11 de Agosto de 1980.

A Irmã Gabriela Integrou o grupo das Irmãs fundadoras que, em 22 de Agosto do mesmo ano rumou à Diocese de Portalegre-Castelo Branco, primeiro numa tentativa de abrir a vida contemplativa em Medelim e, depois, estabelecendo-se com a Comunidade em Montalvo.

Com uma delicada educação na família e no Instituto das Irmãs Franciscanas de Maria, a Irmã Gabriela sempre aprimorou a sua formação tornando-se pessoa culta, humilde, sempre preocupada em ajudar e servir as suas Irmãs mesmo nos trabalhos mais humildes.

Ultimamente seguiu Cristo no caminho da tribulação e da cruz por meio da doença que pacientemente suportou. Aprouve a Deus chamá-la a si ao amanhecer  do dia  21 de Outubro de 2022.

Olhar para a morte através da Páscoa de Jesus – como é próprio da nossa fé cristã – é pressentir e experimentar a comunhão com Deus e a alegria do Céu. A experiência da vida cristã pode sempre ser descrita precisamente como o exercício de vencer o medo de fazer dom de si mesmo. E a Páscoa sela o dom e abre à comunhão mais verdadeira.  “Terás tu medo de, danto-te, te perderes? Perder-te-ás, sim, mas se recusares fazer dom de ti” dizia Sto. Agostinho.

O Céu deseja-nos, chama-nos e espera-nos. Mas, sobretudo e antes, dá-se-nos. E a experiência humana de partir à procura de Deus revela que o próprio homem se sente também procurado por Deus.   

As Exéquias da Irmã Gabriela terão lugar amanhã, 22 de Outubro de 2022, pelas 10h30 no Mosteiro de Nª Sª da Esperança, Montalvo, seguindo depois o féretro para o Cemitério local.  

Às Irmãs Clarissas apresentamos as condolências cheias da esperança que a oração irradia.

Deus conceda à nossa Diocese muitas santas vocações de consagração 

*Emanuel Matos Silva p. 

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter