Distrito: Associação acolheu 47 crianças e jovens vítimas de violência em 2020

 Distrito: Associação acolheu 47 crianças e jovens vítimas de violência em 2020

O Centro de Acolhimento de Emergência para Vítimas de Violência de Castelo Branco (CAEVVD-CB) recebeu, em 2020, 47 acolhimentos, sendo 15 vítimas de violência interparental crianças e jovens.

Em comunicado a Amato Lusitano, Associação de Desenvolvimento (ALAD) refere as características e a prevalência da violência doméstica, em concreto no território que compõe a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).

Segundo a ALAD, em 2020, o CAEVVD-CB, realizou 47 acolhimentos sendo 15 deles a vítimas de violência interparental crianças e jovens, mais especificamente, nove do género feminino e seis do género masculino.

No mesmo período, a referida estrutura desta associação “contabilizou 197 novos casos acompanhados, sendo que desses novos acompanhamentos, 30 foram feitos a crianças e jovens vítimas de violência interparental, sendo 19 género feminino e 11 género masculino”.

No sentido de “continuar a trabalhar e aprofundar os conhecimentos e encontrar novas estratégias para melhorar o apoio fornecido às vítimas” a ALAD viu aprovada uma candidatura de Apoio Psicológico que tem como entidade promotora a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

“É pela evidência destes números, que consideramos de extrema importância e nos congratulamos pela criação desta resposta específica e especializada de intervenção e apoio psicológico e psicoterapêutico a crianças e jovens vítimas de violência doméstica, em acolhimento de emergência ou atendidas e acompanhadas pela estrutura de atendimento a vítimas de violência doméstica de Castelo Branco (…)”

salienta a estrutura em comunicado

A ALAD é uma associação privada sem fins lucrativos que iniciou a sua atividade em 1998, para dar resposta às necessidades dos grupos mais vulneráveis na sequência da identificação de vários problemas sociais e situações de risco existentes no concelho de Castelo Branco.

A EAVVD dá resposta aos concelhos de Castelo Branco, Oleiros, Vila de Rei, Vila Velha de Rodão, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã e Idanha-a-Nova.

*Lusa

Para si... Sugerimos também...

Subscreva a nossa newsletter