Dia Mundial do Matrimónio

 Dia Mundial do Matrimónio

Dia de 12 fevereiro é o Dia Mundial do Matrimónio.

Este dia começou a ser celebrado em 1981, na Louisiana, quando um grupo de Casais pediu ao presidente da Câmara da Cidade de Baton Rouge, ao Bispo e ao Governador do Estado que proclamassem o Dia dos Namorados como o Dia “Nós acreditamos no Casamento”. Dado o sucesso da ideia, esta foi apresentada ao Conselho Nacional de Encontros Mundiais de Casamento dos EUA que a aceitou. Em 1982, 43 governadores proclamaram oficialmente este Dia e, no ano seguinte, o nome foi alterado para “Dia Mundial do Casamento”. Em Portugal, celebra-se desde 2019 no segundo domingo de fevereiro.

Este Dia pretende testemunhar que o casamento continua a ser um caminho de realização e felicidade para muitos homens e mulheres na fé e na vida.

Na Igreja, o “Movimento Encontro Matrimonial” está a promover este dia. Para conhecer este Movimento clique no Podcast da Rádio Esperança.

Equipa Coordenadora da Região Sul, constituída pelo casal Fátima e Fernando Penderlico e pelo P.e Luís Bairrada

Neste domingo, na nossa Unidade Pastoral de Proença, Peral e São Pedro do Esteval, nas celebrações dominicais, os casais presentes podem fazer a renovação do compromisso matrimonial segundo o Ritual Próprio.

Em momento oportuno, durante a Eucaristia, convidem os casais presentes a virarem-se um para o outro e a renovarem, em silêncio orante, diante de Deus o propósito de viverem santamente o Matrimónio. Se, porém, parecer oportuno e os esposos quiserem renovar em voz alta o seu compromisso, pode-se utilizar o texto do Ritual do Matrimónio, apêndice II, Bênção dos esposos.

in dioceseevora.pt

Os párocos desafiam os casais a estarem presentes.

Para si... Sugerimos também...

1 Comentário

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter