Desporto: Eduardo Carpinteiro e João Serôdio vencem Eco Rally Proença-a-Nova

 Desporto: Eduardo Carpinteiro e João Serôdio vencem Eco Rally Proença-a-Nova

A Equipa Eduardo Carpinteiro/João Serôdio, em Renault Zoe, venceram a edição 2022 do EcoRally Proença-a-Nova, a terceira etapa do “Campeonato Nacional de Novas Energias-Prio”, uma vitória que lhes permitiu isolarem-se na liderança do Campeonato Nacional de Novas Energias-Prio.

Nos restantes lugares do pódio ficaram Nuno Serrano/Alexandre Berardo, também em Renault Zoe, e em terceiro lugar Hugo Baptista/Ivo Tavares, em Tesla.

Em primeiro lugar na eficiência energética ficou a dupla Patrícia Carreiro/Paulo Rego e a competição feminina foi ganha por Ana Faria/Ana Rita Nepomuceno, em Hyundai.

Durante os dois dias da prova, que se disputou em pleno respeito pelas recomendações emanadas pelas autoridades com vista à prevenção de incêndios e à salvaguarda do património florestal do Concelho,  disputaram-se 17 classificativas, distribuídas por três secções, num total de cerca de 176 km, dos quais 100 Km em modo classificativo. 

revela a organização em nota enviada

Além da corrida destaque ainda para a realização, no auditório do Centro de Ciência Viva de Proença-a-Nova do debate “As Novas Energias na Competição Automóvel”.

Em modo de balanço, João Lobo, Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova salientou que

“Neste tempo de transição energética e digital ao associarmos o desporto motorizado através do “Campeonato de Portugal de Novas Energias-Prio” contribuímos para a mudança de motores convencionais para motores não poluentes, numa estratégia alinhada com aquele que é, para Proença-a-Nova, Portugal e na Europa, o “acordo verde”

afirmou João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova

O autarca manifestou ainda o reconhecimento à organização por “no segundo ano ter incluído este concelho naquela que é, com toda a certeza, a forma de no médio prazo estarmos todos empenhados por ter a nossa casa comum mais sustentável, propósito que já prosseguimos uma vez que o Concelho de Proença-a-Nova produz, hoje, energias renováveis em auto-suficiência e contribui também com a mancha florestal para captura de carbono e, dessa forma, ter no valor dos eco-sistemas o seu grande contributo para uma sociedade ambientalmente sustentável, e socialmente inclusiva.”

Recorde-se que o “Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO” – é uma competição que une a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e o CCP – e é a única competição automobilística portuguesa com recurso apenas às energias alternativas, exclusivamente destinada a veículos BEV (battery electric vehicle), 100% elétricos.

As próximas provas do “Campeonato de Portugal de Novas Energias-Prio” terão lugar em S. Miguel (Açores), onde nos dias 3 e 4 de setembro se disputará o Azores Rallye, em Lisboa, onde se disputará nos dias 22 e 23 de outubro o Eco Rally de Lisboa, terminando o Campeonato nos dias 19 e 20 de novembro com a realização do E-Rali Sarish Alentejo Central.

Eco Rally Proenca a Nova

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter