Covid-19: Professores e assistentes de Proença-a-Nova testados. Vacinação começa dia 27

 Covid-19: Professores e assistentes de Proença-a-Nova testados. Vacinação começa dia 27

Os professores do pré-escolar e do 1º ciclo, assim como os assistentes operacionais e técnicos, do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, foram testados na passada quinta-feira, 18 de Março. A confirmação foi dada ao Jornal de Proença pelo diretor do Agrupamento, João Paulo Cunha.

Ainda de acordo com a direção foram testadas 58 pessoas e apesar da direção “não ter acesso aos resultados” não tem conhecimento de nenhum caso positivo. “Todos os professores e assistentes estão a trabalhar normalmente”.

Os restantes professores do 2º e 3º ciclo serão testados na 1ª semana de aulas do 2º período que começa a 5 de Abril.

Já no que diz respeito à vacinação João Paulo Cunha afirma que já foi “pedida a listagem de pessoas” apesar da direção ainda não ter mais dados concretos. “Em princípio será para começar no próximo fim-de-semana”.

Já esta manhã em nota enviada à comunicação social, o Ministério da Educação confirmou o início da vacinação.

O processo de vacinação do pessoal docente e pessoal não docente, dos estabelecimentos públicos e privados, recorrendo à vacina da AstraZeneca, após necessária articulação entre os Ministérios da Educação e da Saúde e a Task Force, terá início no fim de semana de 27 e 28 de março de 2021, com profissionais da educação pré-escolar, do 1.º ciclo do ensino básico e da “Escola a Tempo Inteiro”.

informa o Ministério da Educação


O processo de vacinação “irá acompanhando o desenrolar do processo de desconfinamento”, pelo que os restantes grupos, que na área da educação correspondem aos profissionais dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, “serão vacinados em fase posterior, durante o mês de abril, atendendo à disponibilidade de vacinas”.

A convocatória, a efetuar pelos serviços do Ministério da Saúde, para este processo de
vacinação dos profissionais da educação irá ocorrer, preferencialmente, recorrendo a um de dois modelos, dependendo do local de vacinação.

“Agendamento por contato telefónico para os Centros de Saúde, nos concelhos onde o grupo de profissionais a vacinar seja inferior a 250 pessoas e agendamento por SMS (contém Local e hora do agendamento), a enviar hoje (quarta-feira, dia 24 de março) ao qual deve ser dada resposta (sim/não), necessariamente até quinta-feira, dia 25 de março, para as escolas, nos concelhos onde o grupo de profissionais a vacinar se situe entre os 250 e 500 pessoas o Centros de Vacinação COVID, onde o grupo de profissionais a vacinar seja superior a 500.”

explica o Ministério na nota enviada

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter