Convívio anual dos Galisteus

Cerca de 300 pessoas marcaram presença no passado sábado, dia 29 de julho, no convívio anual das aldeias dos Galisteus.
As festividades tiveram início com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Pe. Virgílio Martins, seguido do almoço-convívio, cujas refeições foram confecionadas e servidas pelos membros da Associação dos Amigos dos Galisteus.
Este evento não só junta os habitantes dos Galisteus, mas também todos aqueles com origens naquela aldeia, que aproveitam a data para regressar e reaver amigos e familiares.
Em declarações ao Jornal de Proença, o presidente da Associação, José Lopes, afirmou que o convívio anual é “o dia mais importante para a aldeia”, enaltecendo que a Associação prepara este dia “para que tudo corra bem e para que as pessoas fiquem com vontade de regressar no próximo ano”. José Lopes fez um balanço muito positivo da festividade, afirmando que isso “dá ainda mais vontade e motivação para continuarmos o nosso trabalho”.
O presidente da Associação dos Amigos dos Galisteus destacou ainda a forte participação dos jovens na preparação do convívio, sendo que a sua maioria não vive permanentemente na aldeia.
Para José Lopes, essa ajuda por parte dos jovens “faz com que ainda criem mais raízes na aldeia e que fiquem com mais vontade em regressar e ajudar na realização deste evento”.
O convívio da aldeia do Galisteu foi animado pela Escola de Concertinas de Dornes e houve ainda os tradicionais torneios de malha e de sueca.
*L.F.A





