CIMBB: Escola de Oleiros vence concurso
Nove turmas da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa foram premiadas nas Olimpíadas de Educação Financeira do projeto “No Poupar Está o Ganho”, da Fundação António Cupertino de Miranda, tendo uma delas, o 8.ºA da Escola Básica e Secundária Padre António de Andrade, em Oleiros, sido vencedora nacional.
“No Poupar Está o Ganho” é implementado em escolas dos Municípios da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa através de uma parceria com a CIM. Faz parte do projeto de Promoção Integrada do Sucesso Escolar, coordenado pela CIMBB, no âmbito do Programa Regional CENTRO 2030, e é cofinanciado pela União Europeia.
Segundo a CIMM, no projeto, “alunos do 1º ao 12º ano respondem a um quiz digital com 60 perguntas sobre Educação Financeira, que ensina aos mais novos a importância do dinheiro e da poupança, contribuindo para que se tornem futuros consumidores mais informados e conscientes”.
O 8.ºA da Escola Básica e Secundária Padre António de Andrade, em Oleiros, sagrou-se vencedor nacional, por ter obtido a melhor pontuação no 3.º Ciclo do Ensino Básico em todo o país.
lê-se em nota enviada pela autarquia
As outras turmas da CIM Beira Baixa premiadas foram o 2º B da EB Nossa Senhora da Piedade (Castelo Branco), o 3º B da EB de Alcains (Castelo Branco), o 7º A da EB João Roiz de Castelo Branco, o 1º A da EB de Ladoeiro (Idanha-a-Nova), o 3º C da EB de Idanha-a-Nova, o 7º B da EBS José Silvestre Ribeiro (Idanha-a-Nova), o 5º A da EBS Padre António de Andrade (Oleiros) e o 7º A da EBS do Centro de Portugal (Vila de Rei). Estas oito turmas alcançaram os melhores resultados a nível municipal, nos respetivos escalões de ensino.
“Os alunos provaram os seus conhecimentos sobre planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros (meios de pagamento, contas bancárias, empréstimos, seguros). Juntaram-se ainda temáticas como ética, direitos e deveres do consumidor e economia circular. A poupança é também um assunto central na iniciativa, por ser prioritário para as famílias perante o cenário económico nacional”
lê-se ainda na nota enviada
Para além de integrarem o quiz das Olimpíadas de Educação Financeira, todos estes temas são abordados, ao longo do ano letivo.