CCVF vence prémio “Capacitar”

O CCV Floresta, em Proença-a-Nova, foi distinguido com o prémio “Capacitar”, num programa lançado em conjunto pelo BPI e Fundação “La Caixa”. A distinção foi oficialmente concedida na passada quarta-feira, dia 27 de setembro, no CCB – Centro Cultural de Belém.
Este prémio permite em parte dar continuidade ao projeto BioAromas LIIS – Laboratório de Inovação e Integração Social, através da abertura da Cafetaria “Oficinalis”.
As principais finalidades desta cafeteria serão a promoção da empregabilidade, o bem-estar dos usuários do projeto e consequentemente aumentar a sua autonomia. A Cafetaria “Oficinalis” permite que os jovens possam observar o culminar do ciclo que realiza com as plantas: a colheita destas. Para além das infusões, estes jovens serão os autores de inúmeras refeições leves que serão servidas no CCVFloresta. Será assim uma Cafetaria inclusiva para a comunidade que frequenta o espaço do CCV Floresta, onde haverá simpatia com sabores à mistura.
refere a autarquia de Proença-a-Nova em nota enviada
A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença de Edite Fernandes, diretora-executiva do Cento Ciência Viva da Floresta, Ana Lúcia Gonçalves, técnica superior que acompanha o grupo, e também Lúcia, integrante do projeto BioAromas LIIS. Esteve também apresentou Helena Mendonça, diretora do Balcão BPI de Proença-a-Nova, e Ana Rito, Diretora Comercial N9 Coimbra – Castelo Branco do BPI.
Neste momento o CCVFloresta conta já com uma horta de aromáticas, uma estufa, um secador de plantas, uma cozinha, uma sala e mais recentemente, um jardim sensorial, permitindo que os membros possam desempenhar as suas funções de forma independente.
Os Prémios Fundação BPI “La Caixa” destinam-se a apoiar financeiramente projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades das pessoas residentes em Portugal e em situação de vulnerabilidade social.