Câmara da Sertã reeditada obra icónica

 Câmara da Sertã reeditada obra icónica

A reedição do livro “Repensar Portugal”, da autoria do Padre Manuel Antunes foi apresentada na Assembleia da República em Lisboa, no passado dia 3 de novembro, dia do nascimento do pedagogo.

Esta nova edição resulta de uma parceria entre o Município da Sertã, o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes e a Theya Editores, com a colaboração do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta.

A sessão de lançamento, que decorreu no Auditório Almeida Santos, contou com os discursos de Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Paula Carreira, Presidente do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes, João Relvão Caetano, Pró-Reitor da Universidade Aberta, Rui Maia Rego, em representação de Guilherme d’Oliveira Martins, e José Eduardo Franco, Diretor do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta.

“O município decidiu relançar agora o livro porque, mais do que assumir a enorme qualidade da obra e a sua importância na vitalidade da democracia portuguesa, é fundamental dá-la a conhecer a novos públicos”.

explica Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, assina o prefácio desta reedição

Carlos Miranda caracterizou o Padre Manuel Antunes como alguém que, no pós 25 de abril, “ousou com a clareza do seu pensamento guiar como a luz de um farol que orienta um barco na mais tempestuosa noite”.

A estreita colaboração com o Município da Sertã nas diferentes iniciativas ligadas ao Padre Manuel Antunes foi enaltecida pela Presidente do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes, Paula Carreira.

“A obra e pensamento tinham de ser continuamente divulgados, disponibilizados, lidos e refletidos. Ler hoje Manuel Antunes é sempre um exercício de inquietude, de questionamento, que nunca se esgota em si mesmo”.

salientou

A obra “Repensar Portugal” foi editada originalmente em 1979 e reúne textos publicados por Manuel Antunes na revista Brotéria logo após o 25 de abril de 1974. Considerada um “manual de mesa de cabeceira para políticos”, a obra será oferecida a todos os deputados da Assembleia da República, membros do Governo e presidentes das câmaras municipais de todo o país.

Professor universitário, ensaísta, crítico literário e filósofo, Manuel Antunes tornou-se num dos mais brilhantes pensadores nacionais e numa figura de relevo da cultura portuguesa. Filho de José Agostinho Antunes e de Maria de Jesus, nasceu na Sertã a 3 de novembro de 1918. Aos 13 anos ingressou no Seminário Menor da Companhia de Jesus, em Guimarães, seguindo, em 1936, para o noviciado na Companhia de Jesus, em Alpendorada (Marco de Canaveses). Matriculou-se na Faculdade de Teologia de Granada (Espanha), onde se formou em Teologia, tendo completado a sua formação religiosa em Namur (Bélgica).

No dia 15 de julho de 1949 recebeu a ordenação sacerdotal pelo bispo de Guadix, D. Rafael Alvarez de Lara. Lecionou no Curso Superior de Letras da Companhia de Jesus e, em 1955, rumou a Lisboa para integrar a redação da revista Brotéria, onde já colaborava e que viria a dirigir anos mais tarde (1965-1982).

Faleceu a 18 de janeiro de 1985 no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. No seu funeral, marcaram presença algumas das principais individualidades políticas da época, como Mário Soares, Carlos Mota Pinto e Francisco de Sousa Tavares. A Assembleia da República, em sinal de homenagem, guardou um minuto de silêncio em sua memória.

Na Sertã, além de um monumento erigido em sua memória na zona da Carvalha e de a Biblioteca local ter o seu nome, existe ainda uma rua que lhe é dedicada.

Em 2018, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou-o, a título póstumo, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique.

Em 2023, no contexto das Jornadas Mundiais da Juventude, que decorreram em Lisboa, o primeiro-ministro António Costa ofereceu a obra completa do Padre Manuel Antunes ao Papa Francisco, durante o encontro entre ambos na Nunciatura Apostólica.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter