Bombeiros Proença: Novas viaturas homenageiam Diogo Dias e “António Rolheiro”

 Bombeiros Proença: Novas viaturas homenageiam Diogo Dias e “António Rolheiro”

As duas novas viaturas, que foram benzidas no passado dia 13 feriado municipal em Proença-a-Nova, são uma homenagem aos bombeiros Diogo Dias, que perdeu a vida no incêndio de 24 de julho de 2020 que atingiu os concelhos de Oleiros, Sertã e Proença-a-Nova, e António Fernandes Miguel, mais conhecido por António Rolheiro, que faleceu no passado mês de Janeiro.

Segundo Tiago Serra Marques, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, estas novas viaturas “são do melhor que há naquilo que são os veículos de combate a incêndios florestais.”

“A associação e o comando quiseram que estes homens e estas mulheres tivessem o que existe de melhor em termos de conforto, mas principalmente em termos de segurança.”

salientou

Viaturas que Tiago Serra Marques deseja que “nos deixem uma mensagem de esperança, de força e superação. Que o Diogo e o Sr. António nos acompanhem sempre em todas as nossas missões”, reforçou o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova.

Já Ricardo Araújo, presidente da Associação Humanitária, começou por agradecer a todos “que ajudaram na aquisição destas viaturas”. O responsável deixou ainda uma palavra ao tecido empresarial do concelho “que nos ajudou bastante nesta aquisição.”

O presidente da Associação aproveitou ainda o momento para anunciar um conjunto de louvores aprovados em Assembleia Geral.

“Foi aprovado um louvor aos mais de 50 voluntários que permitiram a logística das ocorrências do ano passado. Louvor também aprovado aos funcionários desta casa, pela entrega total que tiveram num ano que aparte dos incêndios teve que dialogar com o covid-19. Pela dedicação que teve e todo o trabalho foi concedido, pela direção, um voto de louvor ao chefe de quadro de honra Luís Filipe Laia Martins pelos 41 anos de serviço da associação”.

revelou Ricardo Araújo
Ricardo Araújo, Presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova

Já sobre os dois homenageados, o presidente da Associação, anunciou a aprovação de uma “Menção Honrosa ao segundo comandante do quadro de honra, António Fernandes Miguel”. Já a Diogo Dias, bombeiro de terceira, “foi aprovado por unanimidade e aclamação de toda a Assembleia” a atribuição, a título póstumo “o título de sócio honorário desta associação.”

Também presente na homenagem “singela e muita sentida” esteve João Lobo, Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova.

Fazendo uma analogia ao tema das comemorações do feriado municipal (Comunidades Vivas) João Lobo afirmou que as “comunidades vivem exatamente na capacidade daquilo que é darmo-nos uns aos outros”. Nesse sentido o autarca não encontra “maior expressão do que aquela que é de facto ser bombeiro.”

Recordando as cicatrizes do passado João Lobo, salientou o facto dos Bombeiros de Proença terem enfrentado a realidade de “forma diferenciada”.

Nunca baixaram os braços estiveram sempre no teatro de operação e nessa circunstância é para mim um orgulho pessoal, mas tenho a certeza que é um orgulho de todos os proencenses.

salientou João Lobo

A bênção das viaturas coube ao Padre Virgílio Martins, Pároco da Paróquia de Proença-a-Nova. Para o sacerdote este foi um dia agridoce.

Tenho o doce do António Rolheiro que é uma esperança para vós mas tenho o amargo do Diogo que é uma tristeza por um lado mas também é esperança. Se um representa a continuidade o outro representa o empenho. Se um representa o carinho e a ternura do pai que viveu e viveu muitos anos o outro representa o impulso da juventude que vós tendes.”

observou Virgílio Martins

No final e após a bênção sobre os veículos e sobre os bombeiros presentes, coube às famílias de Diogo Dias e António Rolheiro descerrar as placas dos novos veículos onde ficaram gravados eternamente o nome dos referidos homenageados.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter