Alunos prosseguem estudos

 Alunos prosseguem estudos

Baila de Gala Foto: Fevereiro de 2020

Terminadas que estão as fases do concurso nacional de acesso ao ensino superior 2020, dos 39 alunos concorrentes da Escola Pedro da Fonseca de Proença-a-Nova, 37 conseguiram o objetivo de ingressar em cursos do ensino superior em estabelecimentos universitários ou institutos politécnicos.

Como vem sendo hábito já há alguns anos, o top 3 das áreas mais escolhidas continuam a ser: Ciências da Saúde e da Vida, Gestão e afins e Engenharias. Assim, nas áreas das Ciências da Saúde e da Vida, ingressaram 9 alunos, em cursos como Enfermagem, Biotecnologia, Medicina, Psicologia e Biologia. Por seu turno, nas áreas relacionadas com a Gestão, entraram 7 alunos em Gestão, Contabilidade e Marketing. No que concerne à área das Engenharias, ascenderam ao ensino superior 6 alunos em Engª Informática e similares, Engª Mecânica e Engª Civil. Os restantes 14 alunos que ingressaram no ensino superior dividiram-se pelos seguintes cursos: Turismo (5), Serviço Social (3), Comunicação Social (2), Direito (1), Academia Militar (1) Educação Básica (1) e Proteção Civil (1).

No top 3 das cidades escolhidas e também repetindo o padrão dos últimos anos, a cidade de Lisboa recebe o maior número dos novos universitários (10), logo seguida por Coimbra (8) e Castelo Branco (8). Para a UBI da Covilhã vão 3 alunos, 2 para o Politécnico da Guarda , 2 para o de Portalegre e outros 2 para o de Tomar. Com 1 aluno cada, estão as cidades de Braga, Leiria e Santarém.

Pelo que tivemos conhecimento, candidataram-se ainda 4 alunos aos cursos CTeSP (Curso Técnico Superior Profissional), tendo 2 sido colocados em Gestão de Turismo, no Politécnico de Santarém, 1 em Qualidade Alimentar no Politécnico de Coimbra e 1 em Informática no Politécnico de C. Branco. Os cursos CTeSP são cursos de formação superior não conferentes de grau académico mas que conferem uma formação superior de natureza profissional no nível 5, sendo as candidaturas efetuadas não por concurso nacional mas junto de cada instituição superior (ou da região) que os ministra. Por isso, poderá haver outros alunos cujos resultados não possuímos.

Somando todos estes dados, sobe para 41 o número de alunos que entraram nas universidades ou politécnicos e, em termos de cidades, Coimbra e Castelo Branco passam a ter 9 alunos cada e Santarém 2.

Felicitando as famílias e a Escola, aos novos caloiros deseja o “Jornal de Proença” os maiores sucessos académicos e, futuramente, profissionais, na senda de tantos outros colegas proencenses que já frequentam ou frequentaram as mais diversas instituições de ensino superior, um pouco por todo o país.

* Daniel Catarino (Ex-professor da Pedro da Fonseca) em parceria com o jornal escolar “Nova Geração”

Para si... Sugerimos também...

Subscreva a nossa newsletter