A alegria de apoiar a Guiné

 A alegria de apoiar a Guiné

Os Missionários do Preciosíssimo Sangue, desde 7 de novembro de 1999, têm realizado um trabalho pastoral e social que hoje nos enche de alegria pelo apoio dado ao povo da Guiné-Bissau.

Os primeiros dois Missionários do Preciosíssimo Sangue a chegarem à Guiné-Bissau para trabalhar são o Padre Joaquim Pereira e o Padre Francisco Gil (Padre Paco). Mais tarde, hão-de juntar-se Missionários da Tanzânia e de Espanha. Hoje, a Igreja tem três Missionários do Preciosíssimo Sangue guineenses.

Antes de começarmos o trabalho na Missão Católica de Safim, os Missionários CPPS estiveram a norte da Guiné numa “vila” chamada Ingoré. Em Ingoré, além da dimensão espiritual, os Missionários já se dedicavam à educação.

Nas aldeias (“tabancas”), ao redor de Ingoré, os Missionários celebravam as missas, faziam catequese e iniciaram escolas debaixo de árvores grandes. Os Missionários CPPS fazem parte da grande revolução cultural operada na Guiné-Bissau nas últimas décadas.

Com a necessidade de acompanhar os seminaristas maiores, os Missionários CPPS vieram para Bissau. Acabaram por assumir a Missão Católica de Safim, hoje denominada Paróquia de Santo António de Safim.

Sendo Pároco em Safim e tendo o bichinho da educação porque era professor, o Padre Joaquim Pereira teve a iniciativa de ir ao encontro da necessidade da população e reativou as instalações de uma antiga escola do estado. Deu início ao Liceu Professor Adriano António Vasconcelos.

O Liceu tem o nome de uma pessoa que foi catequista, professor e um dos fundadores da Paróquia de Santo António de Safim.

O Liceu é um escola que pertence à paróquia, mas com um regime de autogestão. O Ministério da Educação faz a colocação dos professores, o pagamento dos vencimentos e certifica o trabalho de gestão e ensino/aprendizagem feita no Liceu.

Os Missionários do Preciosíssimo Sangue, na pessoa do Padre Lima (supervisor) e padre Florentino (administrador financeiro) administram o Liceu. Administram também os vários donativos para a educação vindos, principalmente, da Europa.

Os Missionários do Preciosíssimo Sangue ajudaram a construir novas salas em 2018. Eles fazem chegar material escolar e bolsas de estudo à escola para as famílias terem maiores possibilidades de estudo.

Grande parte deste dinheiro vem de donativos particulares de conhecidos e amigos.

Salas construídas com o apoio dos Missionários do Preciosíssimo Sangue

A alegria maior

A alegria maior é ver os frutos de tantos donativos que chegam à Missão, no geral, e ao Liceu, em particular.

O maior fruto é sabermos que do Liceu saíram pessoas que hoje são professores, médicos, juristas, enfermeiros…, mas também no investimento que são capazes de fazer.

Se em 2018, foi necessário uma ajuda extra para fazer salas de aula, em 2022/23 foram feitas novas construções e remodelações com os seus próprios recursos.

Também no ano letivo 2022/23, foram introduzidos os primeiros computadores no Liceu, com os recursos do próprio Liceu.

Os Missionários CPPS guineenses pediram que os ajudassem a gerir informaticamente o Liceu. Um grupo de voluntários estão a trabalhar já nesse sentido.

O Liceu vai precisar de apoio para adquirir material informático, novo ou recondicionado, para implementar a gestão digital e também para a criação de uma sala de informática, no sentido de continuar o trabalho educativo integral.

Construamos um mundo melhor!

Para si... Sugerimos também...

1 Comentário

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter