50 anos da criação dos cursos de engenharia na Universidade de Coimbra

 50 anos da criação dos cursos de engenharia na Universidade de Coimbra

No âmbito das comemorações dos 50 anos da criação dos cursos de engenharia na Universidade de Coimbra (UC), o Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) realiza, na próxima sexta-feira, dia 30 de setembro, um encontro para assinalar a data.

Com o mote “RoadMAP50 – Memória, Atualidade, Perspetivas”, a iniciativa pretende «visitar a memória da evolução do DEM e analisar a sua situação atual para perspetivar o desenvolvimento futuro. Pretende-se também que seja uma oportunidade de confraternização entre as diferentes gerações de docentes, investigadores, colaboradores e especialmente para os cerca de 5000 estudantes que já passaram pelo DEM, onde mais de 2500 obtiveram a sua graduação», afirma o Diretor do Departamento, Amílcar Ramalho.

O também professor catedrático da FCTUC sublinha que, atualmente, o Departamento de Engenharia Mecânica é uma escola que se «distingue pela excelência da formação concedida aos seus estudantes, pela qualidade da investigação científica levada a cabo nas unidades de investigação que lhe estão associadas e pelo nível de intervenção na comunidade».

O evento que assinala os 50 anos de engenharia mecânica na UC tem início às 9h30m e inclui a inauguração de uma fotogaleria e exposição permanente, retratando a evolução do DEM ao longo do tempo, o testemunho de antigos estudantes, debates sobre os desafios ao ensino da engenharia e sobre a relação do DEM com a sociedade e uma visita às instalações do departamento.

*Cristina Pinto, Universidade de Coimbra

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter